Miss São Paulo, nascida em Timóteo, será destaque abre-alas no Carnaval do Rio

A timotense Karen Porfiro será um dos destaques do carro abre-alas da Salgueiro, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro

Por Plox

21/02/2020 12h23 - Atualizado há cerca de 4 anos

Na próxima segunda-feira (24), acontecerá o segundo dia de desfiles das escolas de samba de elite do Carnaval do Rio de Janeiro. A timotense Karen Porfiro, Miss Timóteo 2012, Miss Minas Gerais 2014 e Miss São Paulo 2017, será uma das atrações do carro abre-alas da escola de samba Salgueiro, uma das mais tradicionais do Rio.

 

9Y2A0151Foto: divulgação/Márcio farias /RJ
 

Karen conversou com o Plox e disse qual é a expectativa para estrear em um dos maiores carnavais do mundo. Ela falou ainda sobre o enredo e a representatividade de  uma das escolas mais tradicionais do carnaval.

- Karen, conta pra gente qual a sua expectativa para o desfile?

“Estou muito feliz de ter sido convidada a participar do carro abre alas do Salgueiro. Eu já vivi um pouco dessa emoção de desfile, em 2019 fui madrinha de bateria da escola de samba Colibri na cidade de Alvinópolis em Minas Gerais. Agora será numa proporção muito maior. É a Marquês de Sapucaí né! Gente do mundo inteiro vem ver e prestigiar esse espetáculo. As expectativas são as melhores possíveis, já consigo imaginar o espetáculo, será lindo emocionante com certeza”.

“É uma grande responsabilidade estrear e já ser integrante do carro abre alas. Vou abrir o desfile. Então já tem que ir com todo gás e Alegria. Fui nos ensaios, aprendi a cantar o enredo, porque cada sorriso, cada energia conta. Ensaiei e entrei no clima, estou preparada para arrasar”.

 

karen-6Foto: divulgação/Márcio farias /RJ
 

-E qual a emoção de atuar em um das maiores festas de Carnaval do mundo?

“É magnífico, a gente já vê a magnitude do evento pelos ensaios. Estou na ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, entre os meus trabalhos e os ensaios no Salgueiro toda quinta-feira”.

“É lindo de se ver. Fico babando na energia e na beleza do povo e, acima de tudo, existe uma grande equipe trabalhando junta, pra fazer um lindo espetáculo. Realmente é um espetáculo muito grande, que atrai pessoas do mundo inteiro. É muito legal ver de perto que esse não é só um evento de folia, festa e curtição é um evento que movimenta o mercado, gera empregos, retrata e traz histórias, educação, desenvolvimento e cultura. Eu estou tendo a oportunidade de fazer parte disso”.

 

karen-4Foto: divulgação/Biah Medeiros/SP

 


-A Salgueiro traz esse ano o enredo sobre Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. O que falar desse enredo tão forte e que debate o racismo na nossa sociedade?

“Saber do enredo foi o maior gatilho para eu poder participar do desfile. Quando fiquei sabendo a fundo sobre a história desse personagem, o primeiro palhaço negro do Brasil, me identifiquei e me emocionei. Uma história de vida muito parecida com a minha, já que eu, como artista, negra, fui a primeira Miss negra a ganhar o concurso no estado de Minas Gerais e a segunda miss negra a representar o estado de São Paulo. E também sou natural do interior de Minas Gerais assim como Benjamin, nascido em Pará de Minas, eu sou de Timóteo”.

“Poder representar um conterrâneo, que tem a história parecida com a minha, que saiu do interior e foi para as capitais do país, para construir a carreira de artista em um mundo que o negro ainda é “novidade”, não tem preço. E sim, ainda é novidade”.

“Ainda estamos evoluindo para um mercado que tem poucas bases para a pele negra, tem poucos produtos para o cabelo afro e nem comento da representatividade nos lugares. Quando vou a um lugar mais ‘nobre’, os negros convidados são poucos, mas os negros trabalhando na cozinha, como garçom tem bastante. E nem preciso falar da área que atuo, Atriz. Pode contar no dedo a representatividade do negro em comerciais de TV, como protagonistas de filmes e novelas”.

“E pelo negro ainda ser novidade, temos que continuar enfatizando importantes histórias de superação e sucesso, como a de Benjamin e de muitos outros artistas negros que nos inspiram, que me inspiraram e abriram caminhos para hoje estar onde eu estou... artista, negra e atuante no mercado”.

 

karen-9Foto: divulgação/Pedro Wurthmann/RJ

 

Foto: divulgação/Biah Medeiros/SP

 

karen-3Foto: divulgação/Biah medeiros/SP
Karen-8Foto: divulgação/Pedro Wurthmann /SP
Destaques