Biden promete apoio à Ucrânia em discurso e desafia Putin

Presidente dos EUA defende liberdade do país vizinho e recebe aplausos

Por Plox

21/02/2023 15h28 - Atualizado há quase 2 anos

Em um discurso fortemente aplaudido, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu apoio à Ucrânia e desafiou o líder russo, Vladimir Putin. “Um ditador nunca será capaz de retirar o amor das pessoas pela liberdade. Não, a Ucrânia jamais será uma vitória para a Rússia”, afirmou Biden.

Foto: reprodução Twitter Joe Biden

 

Horas antes do discurso de Biden, o líder russo Vladimir Putin fez um discurso no Parlamento russo reforçando a retórica de que a Ucrânia é controlada por aliados do Ocidente. Putin também atacou as nações ocidentais e as responsabilizou pela guerra no leste europeu.

A tensão entre Estados Unidos e Rússia tem aumentado em meio à crise na Ucrânia. Biden e Putin trocam farpas sobre a situação do país vizinho, enquanto a comunidade internacional teme uma escalada do conflito. A Ucrânia, por sua vez, busca apoio para enfrentar as tensões com a Rússia.

A guerra

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem sido um dos principais conflitos do mundo nos últimos anos. Desde 2014, a Rússia anexou a Crimeia e apoiou separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, gerando uma guerra que já deixou mais de 13.000 mortos.

Os combates continuam em algumas áreas do leste da Ucrânia, com violações diárias do cessar-fogo. Além disso, há relatos de violações dos direitos humanos, com denúncias de torturas, desaparecimentos e execuções extrajudiciais.

A crise tem afetado a economia ucraniana e gerado tensões entre a Ucrânia e a Rússia, que é acusada de financiar e armar os separatistas. O conflito também gerou sanções econômicas contra a Rússia e afetou as relações diplomáticas entre os países.

A situação na Ucrânia tem chamado a atenção da comunidade internacional, que tem buscado uma solução diplomática para o conflito. No entanto, a guerra continua, deixando a população civil em uma situação de vulnerabilidade e incerteza sobre o futuro.


 

Destaques