Abramet alerta para uso de substâncias psicoativas por motoristas
Este documento enfoca especialmente a relação entre a ingestão de ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, antidepressivos, analgésicos opióides, anti-histamínicos
Por Plox
21/02/2024 14h22 - Atualizado há 10 meses
A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) lançou um alerta crucial sobre os riscos associados à condução de veículos sob o efeito de medicamentos, particularmente aqueles que contêm substâncias psicoativas. Essa preocupação motivou a publicação de uma nova diretriz de conduta médica, que examina como o uso de uma ampla gama de medicamentos pode comprometer a segurança ao volante.
Este documento enfoca especialmente a relação entre a ingestão de ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, antidepressivos, analgésicos opióides, anti-histamínicos e o aumento do risco de acidentes de trânsito. Além disso, destaca-se que medicamentos prescritos e até os obtidos sem prescrição, como anfetaminas, antipsicóticos e relaxantes musculares, podem igualmente influenciar negativamente a capacidade de condução segura.
A Abramet esclarece que o objetivo da diretriz é orientar médicos especializados em tráfego e outros profissionais da saúde, visando influenciar a formulação de políticas públicas que promovam o cuidado e a consciência dos pacientes ao dirigir sob o efeito dessas substâncias. A entidade enfatiza a importância de que os efeitos dos medicamentos na direção sejam uma preocupação reconhecida por autoridades governamentais, tanto no setor executivo quanto no legislativo, para assegurar a segurança nas vias públicas.