Brasileiros deportados dos EUA chegam a Fortaleza e seguem em voo da FAB para Belo Horizonte
Repatriados tiveram algemas retiradas no Brasil antes de seguir viagem para seus destinos
Por Plox
21/02/2025 15h30 - Atualizado há 7 meses
O terceiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos desde o governo Trump pousou em Fortaleza por volta das 11h desta sexta-feira (21/2), conforme informações do jornal O Povo. Inicialmente, a chegada estava prevista para as 10h30.
A escolha da capital cearense como destino do voo teve um motivo específico: permitir que os repatriados retirassem as algemas o quanto antes, garantindo que pudessem circular dentro do Brasil sem restrições.
Recepção e destino dos deportados
Ao desembarcarem em Fortaleza, os brasileiros foram recebidos por uma equipe do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos do Ceará.
Após o primeiro pouso, um segundo voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) seguirá para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, onde os deportados serão recepcionados pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato.

O processo de deportação nos EUA e a repatriação no governo Trump
A política de deportação de imigrantes brasileiros foi intensificada nos Estados Unidos a partir do governo Trump. O primeiro voo com repatriados pousou em Manaus em 24 de janeiro de 2020, trazendo 88 brasileiros algemados, situação que gerou um mal-estar diplomático e levou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) a cobrar explicações do governo norte-americano.
O segundo voo, realizado em 7 de fevereiro de 2020, também pousou em Fortaleza, trazendo 111 brasileiros. Dessa vez, as algemas foram retiradas logo após o pouso, uma mudança no protocolo adotado anteriormente.
Repatriações continuaram no governo Biden
Mesmo após a saída de Trump, as repatriações de brasileiros continuaram no governo Biden. Entre 2022 e o fim do mandato do democrata, um total de 9 mil brasileiros foram deportados em 45 voos.
A chegada do terceiro voo em Fortaleza reforça a continuidade do processo de deportação de brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos, enquanto o Brasil busca minimizar o impacto humanitário dessas ações.