Chuva forte deve atingir 67 cidades mineiras; municípios do Vale do Aço não estão na lista

Previsão indica risco de alagamentos, ventos fortes e descargas elétricas até sábado

Por Plox

21/02/2025 17h24 - Atualizado há 3 meses

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em 67 cidades de Minas Gerais, válido até a manhã deste sábado (22 de fevereiro).

Previsão e riscos

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. O instituto alerta para possíveis quedas de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Orientações do Inmet

O Inmet recomenda que a população evite áreas de risco, como locais sujeitos a alagamentos e regiões arborizadas, devido ao perigo de queda de árvores. Em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade.

Para mais informações e atualizações sobre o alerta, os moradores podem acessar o site do Inmet (www.inmet.gov.br) ou ligar para a Defesa Civil no telefone 199.

Foto: Reprodução/Freepik

 

Cidades sob alerta

Entre os municípios afetados pelo alerta estão Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço e Extrema. Veja a lista completa das 67 cidades:

Albertina, Andradas, Bom Repouso, Borda da Mata, Brazópolis, Bueno Brandão, Cachoeira de Minas, Caldas, Camanducaia, Cambuí, Careaçu, Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Conceição dos Ouros, Congonhal, Consolação, Córrego do Bom Jesus, Cristina, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Espírito Santo do Dourado, Estiva, Extrema, Gonçalves, Heliodora, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiúna, Itajubá, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Jacutinga, Jesuânia, Lambari, Maria da Fé, Marmelópolis, Monte Sião, Munhoz, Natércia, Olímpio Noronha, Ouro Fino, Paraisópolis, Passa Quatro, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, São José do Alegre, São Lourenço, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Rio Verde, Sapucaí-Mirim, Senador Amaral, Senador José Bento, Silvianópolis, Tocos do Moji, Toledo, Turvolândia, Virgínia e Wenceslau Braz.

Destaques