Em seu aniversário, Bolsonaro vai ao Chile para cúpula de presidentes

O encontro visa criar um organismo regional "livre de ideologias, aberto a todos e 100% comprometido com a democracia e os direitos humanos"

Por Plox

21/03/2019 09h29 - Atualizado há cerca de 5 anos

Recém chegado dos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro viaja ao Chile nesta quinta-feira (21), dia que completa 64 anos.

Ele participará de um encontro com outros presidentes de países sul-americanos. Na pauta está a criação de um novo fórum de desenvolvimento para o continente. 

A nova instituição, chamada provisoriamente de Prosul, foi idealizada pelo presidente chileno Sebastián Piñera. A ideia é substituir a União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Esta entidade foi criada em uma época, no ano 2008,  quando vários países do continente eram comandados por governos considerados de esquerda. 

WhatsApp Image 2019-03-21 at 09.29.10

Chegada de Bolsonaro aos EUA / foto: divulgação Presidência da República

Já a nova instituição é declaradamente de direita e já traz em seu bojo um isolamento maior do ditador Nicolas Maduro, da Venezuela.

Segundo os organizadores, o encontro, que ocorrerá nesta sexta-feira (22), visa criar um organismo regional "livre de ideologias, aberto a todos e 100% comprometido com a democracia e os direitos humanos", conforme as palavras do porta-voz da Presidência do Brasil, Otávio Rego Barros. 

O porta-voz disse que além de Sebastián Piñera, Bolsonaro se encontrará com outros cinco presidentes: Martín Vizcarra (Peru), Iván Duque Márquez (Colômbia),  Mauricio Macri (Argentina), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Lenín Moreno (Equador).

A viagem de Bolsonaro se encerra no sábado (23), após um café da manhã com empresários, uma reunião com Sebastián Piñera seguida de um almoço, quando falarão com a imprensa.

Destaques