Avó faz parto da neta dentro do carro a caminho do hospital em Ipatinga

Por Plox

21/03/2020 11h35 - Atualizado há cerca de 4 anos

Nesta madrugada dessa sexta-feira (20), no bairro Ideal, por volta das 0h31, nasceu a pequena Maria Vallentina à caminho do Hospital Márcio Cunha.

A mãe da criança Lidiane Matos Rosa de Oliveira, de 23 anos , moradora do bairro Bom Jardim. Segundo informações repassadas ao PLOX, ela sentia muitas dores e estava com sangramento.  Sua mãe Rute Matos, de 40 anos, moradora do bairro Canaã foi até sua residência para dar assistência a filha. Não demoraram e saíram juntas com pai da criança, Wemerson Soares,  para  hospital Márcio Cunha para ser feita uma avaliação médica. 

O nascimento da criança ainda estava previsto para o final do mês de março ou início de abril deste ano, porém a Maria Vallentina veio antecipada ao mundo com 37 semanas e 4 dias. 

Ela não esperou chegar na unidade de saúde e próximo a rotatória do bairro Ideal a mãe pediu para parar o veículo porque o bebê estava nascendo. Neste momento, nasceu sua primogênita com a ajuda da avó.

IMG-20200320-WA0013Foto enviada pela família
 

"Saímos da casa dela, por volta de meia noite e pouco e na rotatória ela pediu para parar o carro porque a nenê estava nascendo. Assim que paramos fui à trás no banco do carona e retirei  suas roupas de baixo e já pude notar que minha netinha estava nascendo”, disse a avó.

Segundo Rute, foi a primeira vez que teve esta experiência e foi muito marcante. No momento decidiu enfrentar os medos. " Pra mim foi muito emocionante. Não sabia se ria, chorava ou saía correndo", relata aliviada. Ela conta ainda que usou sua própria blusa de frio para improvisar como lençol e proteger o bebê. "Tirei minha blusa de frio e coloquei no banco do carro, onde estava deitada a minha filha".

O momento se tornou ainda mais intenso, quando a bebê não chorava após o nascimento, causando uma ansiedade na família. " Ela não chorou. Então  a coloquei de cabeça para baixo e bati no bumbunzinho dela, daí então começou a chorar. Coloquei a nenê para amamentar, em seguida, enquanto retirava o cordão umbilical que se encontrava enrolado em sua perninha a cobri com uma jaqueta para aquecê-la", relatou a avó.  

IMG-20200320-WA0007Foto enviada pela família
 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e chegaram às 0h48 no local. Os profissionais realizaram ali mesmo os procedimentos com a mãe e filha, cortando o cordão umbilical, higienizando a criança e a envolvendo num cobertor térmico.  Todas foram conduzidas pelo SAMU até o Hospital para finalizar o parto, como a retirada da placenta entre outros procedimentos médicos.

A pequena Maria Vallentina nasceu saudável com 2.990kg e 47cm.  

As duas estão em observação e passam bem.

A radialista Natalia Fonseca, amiga da família entrou em contato com nossa redação e nos envidou detalhamento do ocorrido.
 

Destaques