Escola da zona oeste de São Paulo é premiada após desenvolver Manual Para Escolas Antirracistas

No Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Camino School foi uma das três escolas brasileiras premiadas por fazerem a diferença com projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade

Por Plox

21/03/2023 10h00 - Atualizado há mais de 1 ano

A criação do Manual Para Escolas Antirracistas concedeu à Camino School o segundo lugar no Prêmio Gentileza e Generosidade 2022 - Escolas. A premiação tem como objetivo valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.

Foto: reprodução PIxabay

 

A partir de orientações práticas e pedagógicas para auxiliar no enfrentamento do racismo estrutural, o “Manual Para Escolas Antirracistas” surgiu com o propósito de estimular a comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir ideias preconceituosas da sociedade brasileira. Após a criação do material, um time de educadores da escola passou a se reunir periodicamente para pensar ações formativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Desde sua publicação, mais de 5 mil pessoas já baixaram e compartilharam o documento.

O Manual conta com 97 páginas e está disponível online neste link, de forma gratuita. Além de apresentar dados das desigualdades raciais e de defender a urgência de implementar ações efetivas de combate ao racismo no ambiente escolar, o material elenca diversas orientações de práticas antirracistas para gestores, docentes, estudantes e famílias.

Recorde de inscrições

Essa foi a 3ª edição do Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas, que busca reconhecer as melhores práticas, professores e alunos que se transformam em exemplos de engajamento para toda a sociedade, criando hábitos e rituais mais colaborativos como um requisito fundamental para as lideranças do amanhã.

A plataforma Educação para Gentileza e Generosidade recebeu 5.106 acessos para inscrição na edição 2022 do Prêmio sendo que, do total de inscritos, 48,5% foram de escolas do ensino público e, dentre a maior recorrência temática, destacaram-se os projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, com 78,8% de participação, seguidos pelos projetos de arrecadação de bens duráveis e não duráveis (9,1%), de voluntariado (6,1%) e de promoção do calendário sazonal social (3%). Das escolas inscritas, 97% têm o hábito de realizar campanhas de solidariedade e 54,5% já adotam a metodologia dos 7PEGG.

As outras duas escolas vencedoras do prêmio foram o Centro Educacional Inovação, localizado no município de Pombos, estado de Pernambuco, e o Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano, São Paulo.

Destaques