Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado com exposição e bate-papo em Ipatinga

Rede de Amigos T21 Vale do Aço promove exposição “O Amor em Oportunidades de Inclusão - Chega de Rótulos!”

Por Plox

21/03/2024 16h53 - Atualizado há cerca de 1 mês

Inclusão, respeito à diversidade e, principalmente, o fim dos estereótipos relacionados à Síndrome de Down são os objetivos da exposição “O Amor em Oportunidades de Inclusão - Chega de Rótulos”, que pode ser vista até domingo (24/03), no Shopping Vale do Aço e na Consul - Bom Retiro. A mostra é promovida pela Rede de Amigos T21 Vale do Aço. E nesta quinta (21/03), dia Internacional, o bate-papo “Chega de Rótulos” vai ser realizado no Shopping, às 19h. E o Plox recebe no estúdio a Jackie Sarnaglia, mãe de uma criança com Síndrome de Down e representante da Rede de Amigos T21 para conversar sobre a programação e a luta pela inclusão. Acompanhe!

 

“A ideia é mostrar que pessoas com Síndrome de Down são como qualquer outra pessoa, com suas individualidades e potencialidades, e carregam diversos estereótipos por falta de conhecimento ou preconceito presentes em nossa sociedade”, afirma Jacqueline Sarnaglia, representante da Rede de Amigos T21 Vale do Aço. 
Jacqueline destaca que a Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma condição genética que causa algumas características físicas e de desenvolvimento. “É importante desmistificar os mitos e crenças negativas que existem sobre a Síndrome de Down. Diariamente somos impactados pelo capacitismo, que é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência, e a exposição apresentará diversos exemplos destas situações”, afirmou a organizadora.
Algumas colocações, como: “pessoas com trissomia 21 têm deficiência mental”, ou “eles são muito amáveis”, ou  até mesmo o fato de não conversarem diretamente com a pessoa com Síndrome de Down, e sim com alguém ao lado, são entendimentos errôneos que a exposição busca  desmistificar, orientar e extinguir.  “As pessoas com Trissomia do 21 são capazes de atuar ativamente na sociedade, elas só precisam de oportunidades”, acrescentou Jacqueline . 
 

Rede de Amigos T21 Vale do Aço 
A Rede de Amigos T21 Vale do  Aço é composta por familiares de pessoas com Síndrome de Down que promovem, desde 2018, eventos e ações de caráter informativo, de inclusão, socialização e recreação, dentre outros, abordando o tema da Síndrome de Down (T21).
De acordo com Jacqueline, o maior desejo do grupo é que essas ações realizadas possam desmistificar os diversos paradigmas criados e repetidos ao longo dos anos. “Buscamos  uma mudança no olhar para a pessoa com Síndrome de Down (T21), focando em suas potencialidades, enxergando primeiro a pessoa e depois a deficiência. Enfim, levando mais informação, que acreditamos ser o maior canal para diminuir o preconceito”, finalizou.

Serviço 
Exposição “O Amor em Oportunidades de Inclusão - Chega de Rótulos.”
Data: 11/03 a 24/03
Local: Shopping Vale do Aço (2º piso) e Consul - Bom Retiro
A mostra é gratuita e aberta ao público.
 

 

Destaques