Vídeo: deputado apelida Lula de "presidengue" e critica sua gestão na luta contra a dengue
Para ilustrar sua crítica, o parlamentar apresentou um boneco que mesclava a imagem de Lula ao corpo de um mosquito Aedes Aegypti, conhecido por ser o vetor da dengue.
Por Plox
21/03/2024 16h29 - Atualizado há mais de 1 ano
Durante uma sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) protagonizou um momento polêmico ao apelidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "presidengue". Em sua fala nesta quinta-feira (21), Feitosa criticou a postura do presidente em relação à crescente crise da dengue no Brasil, argumentando que Lula atribui a responsabilidade pelo combate à doença exclusivamente aos prefeitos, sem oferecer o suporte necessário.
Para ilustrar sua crítica, o parlamentar apresentou um boneco que mesclava a imagem de Lula ao corpo de um mosquito Aedes Aegypti, conhecido por ser o vetor da dengue. "O rosto da dengue no Brasil tem um nome. Eu vou mostrar aos pernambucanos e ao Brasil o ‘presidengue’", declarou Feitosa, sugerindo que o presidente tem sido negligente na condução de políticas públicas eficazes para o controle da doença.

A acusação de Feitosa vem em um momento crítico para a saúde pública brasileira, com o país à beira de alcançar 2 milhões de casos de dengue no ano corrente. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, até agora, foram registrados 1.937.651 casos da doença, dos quais 16.494 foram classificados como graves ou com sinais de alerta.