Com o lançamento oficial da nova linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, o primeiro dia de funcionamento registrou uma movimentação expressiva: cerca de 13,5 milhões de simulações de empréstimos foram realizadas por meio da plataforma da Dataprev.
Além das simulações, o sistema também recebeu 1,4 milhão de pedidos de propostas encaminhados às instituições financeiras. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o momento, já foram firmados 1.349 contratos de empréstimo.
O crédito consignado para trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi instituído por meio de uma Medida Provisória (MP) e está disponível para aproximadamente 47 milhões de brasileiros com carteira assinada. Esse novo modelo permite que o trabalhador utilize até 10% do saldo do FGTS como garantia, ou ainda 100% da multa rescisória, em caso de demissão.
As parcelas do empréstimo não podem ultrapassar 35% do salário mensal do empregado. Todo o processo de simulação, solicitação e finalização do empréstimo deve ser feito através da Carteira de Trabalho Digital. As instituições financeiras terão até 24 horas para responder aos pedidos.
A partir do dia 25 de abril, os bancos poderão disponibilizar o crédito por meio de seus canais digitais, tornando o acesso ainda mais ágil para os trabalhadores interessados.