Ipatinga mobiliza educadores em ação estratégica para melhorar alfabetização

Profissionais do 1º e 2º anos e do Ensino Integral participam de encontro com foco no projeto 'Grafemas e Fonemas'

Por Plox

21/03/2025 13h58 - Atualizado há 11 dias

Com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e fortalecer a alfabetização nas escolas, cerca de 250 profissionais da rede municipal de ensino de Ipatinga estão participando, ao longo desta semana, da atividade chamada Coordenação Coletiva.


A ação, que envolve educadores do 1º e 2º anos, além dos que atuam no Ensino Integral, está sendo realizada na Unidade Centro de Pesquisa, Formação e Avaliação Pedagógica (Ucefop), localizada junto à Escola Artur Bernardes, no bairro Canaã. Organizado pela Assessoria dos Anos Iniciais, o encontro promove um espaço dedicado à troca de experiências, aprendizado e planejamento colaborativo.


Imagem Foto: Divulgação


Durante a Coordenação Coletiva, os participantes desenvolvem estratégias pedagógicas alinhadas às propostas de ensino, com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos. Segundo a diretora do Departamento Pedagógico, Lucilene Ramos, essa atividade se diferencia das formações regulares previstas no Plano de Carreira por proporcionar um momento coletivo de construção e alinhamento das ações educacionais.


Imagem Foto: Divulgação


O tema central desta edição é o projeto “Grafemas e Fonemas: Interpretando os Sons da Fala”, que tem como propósito principal auxiliar os professores a alfabetizar os alunos na idade certa. A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, reforça a importância da iniciativa, destacando o compromisso da rede em garantir uma educação de qualidade. Para ela, a Coordenação Coletiva fortalece o trabalho em equipe e impulsiona práticas pedagógicas eficazes.


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