Minas lança plataforma que aciona PM, Civil e Bombeiros com foto e localização

Ferramenta Emergência MG permite contato direto por chat com envio de imagens, vídeos e localização; serviço já está disponível em todo o Estado

Por Plox

21/03/2025 13h49 - Atualizado há 10 dias

Uma nova ferramenta digital passou a permitir que moradores de Minas Gerais acionem as principais forças de segurança do Estado diretamente pela internet, com a possibilidade de enviar fotos, vídeos e localização em tempo real.


Imagem Foto: Reprodução


A plataforma, chamada Emergência MG, centraliza os atendimentos da Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193), oferecendo um canal único de comunicação via chat. O serviço entrou em funcionamento nesta sexta-feira (21) em todas as regiões do Estado.


Disponível no site www.emergencia.mg.gov.br, no aplicativo MG App e também no Telegram, o Emergência MG permite que o cidadão relate situações de risco sem a necessidade de ligação telefônica. Além de descrever ocorrências, é possível realizar videochamadas com os agentes responsáveis.



De acordo com o governo de Minas, a nova tecnologia será especialmente útil em casos delicados, como o engasgamento de bebês, situações de violência doméstica ou para pessoas com deficiência auditiva. Segundo o vice-governador, Mateus Simões, a funcionalidade oferece mais discrição e acessibilidade. “Isso permite uma reação policial mais rápida e eficaz”, disse.


Apesar da novidade, os canais tradicionais — Disque 190, 197 e 193 — continuam ativos e não foram substituídos pela nova plataforma.



Moradora de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, Geralda Souza, de 72 anos, contou que já utilizou o serviço algumas vezes para relatar focos de incêndio em áreas de mata. “A ferramenta é intuitiva e o atendimento é rápido. Achei bem didático”, afirmou.


O serviço garante sigilo das informações e já está disponível para toda a população mineira, oferecendo uma forma prática e segura de buscar ajuda em situações emergenciais.


Destaques