Zema lança novo serviço de emergência digital durante visita ao Vale do Aço; veja vídeo
Governador inaugura sede da Polícia Civil em Ipatinga e destaca expansão do Emergência MG, ferramenta acessível pela internet
Por Plox
21/03/2025 08h50 - Atualizado há cerca de 1 mês
Durante a inauguração da nova sede do 12º Departamento de Polícia Civil, realizada nesta sexta-feira (21), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentou a ampliação do serviço Emergência MG, plataforma digital que permite acionar as Forças de Segurança por meio da internet.
O evento ocorreu em Ipatinga, no Vale do Aço, e marcou o início de uma extensa agenda do governador por dez municípios da região. Em entrevista à imprensa, Zema destacou que o dia começaria em Ipatinga e encerraria à noite em Governador Valadares, com passagens por cidades como Bugre, Iapu, Dom Cavati, Sobrália, Fernandes Tourinho e Alpercata.

De forma pioneira no país, o Emergência MG integra, em uma única plataforma, o atendimento da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar via chat. A ferramenta pode ser acessada pelo site www.emergencia.mg.gov.br, pelo MG App e pelo Telegram, ao buscar \"Emergência MG\". Além de ser inclusiva, permitindo o uso por pessoas surdas, a tecnologia permite o envio de fotos, localização e videochamadas em situações como um bebê engasgado, por exemplo.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o serviço foi desenvolvido com a colaboração da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Prodemge, TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A implantação foi gradativa, iniciando-se em Lagoa Santa, passando pela capital e por mais oito cidades. Hoje, o serviço está disponível em todo o estado, sem substituir os números tradicionais 190, 197 e 193, funcionando como alternativa tecnológica.
Durante a cerimônia em Ipatinga, Zema estava acompanhado da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge. Juntos, inauguraram a nova sede do 12º Departamento da Polícia Civil, localizada no bairro Cariru. A unidade atenderá 97 municípios e 27 comarcas, com uma população estimada em mais de 1,8 milhão de habitantes. O novo prédio, alugado e custeado pela PCMG, recebeu R$ 60 mil em investimentos da iniciativa privada para obras de melhorias, segurança e climatização.
Antes, o departamento funcionava em um espaço menor no bairro Iguaçu. A mudança permite melhores condições de trabalho aos policiais civis, além de fortalecer as atividades investigativas e garantir um atendimento mais eficiente à população. A estrutura coordena seis delegacias regionais localizadas em Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, cobrindo o Vale do Aço e regiões vizinhas.
Zema aproveitou a ocasião para enfatizar a importância de visitar o interior do estado, mencionando que cerca de 80% da população mineira vive fora da capital. Ele afirmou que costuma fazer os trajetos de carro para acompanhar de perto as condições das estradas e reforçou que os pequenos municípios têm recebido mais atenção em sua gestão.
Além de Ipatinga, a agenda do governador incluiu um encontro com autoridades e representantes do setor produtivo em São João do Oriente. Em Tarumirim, ele vistoriou as instalações da Escola Estadual Professora Maria Teixeira da Fonseca. Já em Engenheiro Caldas, a visita foi direcionada à Unidade Básica de Saúde (UBS) recém-construída na cidade.
Encerrando o dia com uma série de compromissos, Zema reforçou sua proposta de manter um governo presente nas diversas regiões de Minas, aproximando as ações da população e fortalecendo a atuação das instituições públicas em todo o estado.