Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeito de Coronel Fabriciano é condecorado com Medalha da Inconfidência

    Comenda é a maior concedida pelo Estado de Minas Gerais

    Por Plox

    21/04/2022 17h34 - Atualizado há 2 meses

    O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro é condecorado com a Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, em Ouro Preto. A data marca os 230 anos de morte do de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e Patrono Cívico da Nação.

    Segundo o Conselho Permanente da Medalha, “os agraciados são pessoas que trabalharam durante o ano em favor do Estado e de nossa população”.  O Conselho da Medalha é formado por dirigentes de órgãos dos três Poderes estaduais, de universidades e de outras instituições. As homenagens foram conduzidas pelo governador Romeu Zema.

    Foto: Divulgação / PMCF

     

    “Quando entrei na política, no meu primeiro mandato em 2017, meu único objetivo era devolver a dignidade para os cidadãos de Coronel Fabriciano. E desde então, graças a Deus, mesmo diante de cenários mais adversos, conseguimos avançar e a cidade não parou. Conseguimos fazer investimentos importantes; ofertar serviços que são de direito do cidadão com qualidade; dar visibilidade aos potenciais da nossa cidade; colocar Fabriciano no mapa do desenvolvimento e fazer com que as pessoas sintam orgulho de viver aqui”, resumiu o prefeito.

    “Estou muito honrado com a comenda. Não é uma conquista do Dr. Marcos, mas da população de Coronel Fabriciano”, agradeceu Dr. Marcos Vinicius, recentemente eleito presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM). 

    Foto: Divulgação / PMCF

     

    Suspensa por dois anos por causa da pandemia de covid-19, a solenidade aconteceu em dois momentos. A cerimônia iniciou com a colocação da coroa de flores no monumento em homenagem ao mártir, na presença dos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar de Minas Gerais, na Praça Tiradentes. Já a homenagem aos agraciados foi realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Este ano, a entrega das medalhas será feita posteriormente, no Palácio da Inconfidência, sede da ALMG. 

    MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA 

    Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A cerimônia é realizada tradicionalmente em 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.

    TRÊS VEZES CONDECORADOS

    Ao ser condecorado com a “Medalha da Inconfidência”, o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, é um dos poucos prefeitos do interior a ser agraciado com as três medalhas mais importantes de Minas Gerais: Medalha da Inconfidência (2022); Medalha Santos Dumont (2019) e Medalha JK (2018). 

    As três honrarias são concedidas às personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país são homenageadas pelas contribuições no desenvolvimento do Estado e por relevantes serviços prestados à população mineira.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]