Bebê prematura extrema se recupera e recebe alta sem sequelas graves
Agora, com 5 meses, Manu, como é carinhosamente chamada, já está em casa e é uma criança saudável, após passar cinco meses no Hospital Municipal Vila Santa Catarina.
Por Plox
21/04/2023 09h00 - Atualizado há mais de 1 ano
Emanuelly Yasmin, uma bebê prematura extrema, nasceu com apenas 335 gramas e 25 centímetros e foi considerada a menor bebê a sair com vida de uma UTI neonatal do SUS (Sistema Único de Saúde). Agora, com 5 meses, Manu, como é carinhosamente chamada, já está em casa e é uma criança saudável, após passar cinco meses no Hospital Municipal Vila Santa Catarina.
Mãe enfrenta desafios na gestação
Camila Fernanda Soares, de 27 anos, mãe de Emanuelly, teve uma gestação de alto risco, enfrentando um quadro grave de pressão alta e sendo diagnosticada com DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gestação), que evoluiu para pré-eclâmpsia. Manu nasceu prematuramente com 26 semanas e 2 dias em uma cesárea de emergência.
Cuidados intensivos e avanços na recuperação
Manu precisou ser entubada e recebeu diversos cuidados especiais, incluindo a ajuda de tecnologias avançadas. No decorrer de sua estadia no hospital, a pequena enfrentou desafios, como uma infecção pelo citomegalovírus, mas conseguiu se recuperar. Aos poucos, Manu aprendeu a se alimentar com a ajuda de uma fonoaudióloga e, após dois meses, recebeu alta pesando 2,3 quilos.
Futuro promissor
Apesar de depender temporariamente de oxigênio, Manu é considerada um bebê saudável. Ela continuará sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional com especialistas em pediatria, oftalmologia e neurologia. A mãe de Manu, Camila, está confiante no futuro da filha e espera que ela se orgulhe de sua trajetória de superação.