Cidade mineira lança aplicativo "Escola Protegida" para reforçar segurança nas escolas municipais
A iniciativa busca reforçar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino e integra várias ações promovidas pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada
Por Plox
21/04/2023 08h09 - Atualizado há quase 2 anos
Na última quarta-feira (19), a Prefeitura de Uberlândia anunciou o lançamento do aplicativo e da página virtual "Escola Protegida", desenvolvidos em parceria com a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). A iniciativa busca reforçar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino e integra várias ações promovidas pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada.
O prefeito Odelmo Leão destacou que "até o momento, não tivemos nenhuma ameaça que se concretizou em nossas escolas municipais. Mas tenham certeza de que não descuidamos nem por um segundo da segurança das nossas crianças." Ele lembrou que as escolas já possuem câmeras de videomonitoramento 24 horas e, recentemente, buscou-se apoio da Polícia Militar para o patrulhamento.
Funcionamento do aplicativo
O prefeito explicou que "o aplicativo ‘Escola Protegida’, desenvolvido pela Prodaub, é mais uma ferramenta para nos auxiliar nessa ação. Assim como Salve Maria, que já tem ajudado tantas mulheres em situação de perigo, o ‘Escola Protegida’ tem um botão de socorro com georreferenciamento, que aciona imediatamente a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Integrada."
O "Escola Protegida" será de uso exclusivo dos profissionais das escolas municipais e das organizações da sociedade civil parceiras (OSCs) e aguarda liberação para download nas plataformas Android e iOS. Já a página virtual pode ser utilizada por qualquer cidadão que queira denunciar ameaças à segurança nas escolas.
Outras medidas de segurança
Além do aplicativo e da página virtual, Odelmo Leão anunciou a criação de um ramal telefônico exclusivo em cada uma das 122 escolas municipais para contato direto com a Central Municipal de Monitoramento. A Prefeitura também iniciou os trâmites para ampliar o videomonitoramento no perímetro externo das unidades de ensino, com compartilhamento de imagens com a Polícia Militar. Atualmente, cerca de 1,8 mil câmeras estão em operação na Rede Municipal de Ensino.
Apoio de autoridades e ações existentes
O evento contou com a presença de diversas autoridades e teve apoio da deputada federal Ana Paula Junqueira e do comandante da 9ª Regional de Polícia Militar, coronel Fernando Reis. O comandante declarou que "somos parceiros da Prefeitura de Uberlândia nessas ações divulgadas. Além disso, em todas as reuniões que tivemos com a Prefeitura, a segurança escolar sempre esteve em pauta, até porque temos serviços, como Proerd e Patrulha Escolar, que são apoiados pela Prefeitura."
Além das ações mencionadas, a Prefeitura de Uberlândia promove uma série de atividades pedagógicas em prol da cultura da não violência, como o Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), o programa Justiça na Escola e a Caravana da Paz. A administração também adotou a uniformização dos alunos e orienta as escolas a manterem portões trancados, buscar maior participação das famílias no debate sobre segurança escolar e atentar para o conteúdo acessado pelos estudantes nas redes sociais.
Segundo o prefeito, os diretores das escolas "têm recomendado que pais e responsáveis deem maior atenção ao conteúdo acessado pelos filhos nas redes sociais e aos materiais levados para a escola." Essas medidas visam garantir um ambiente seguro e protegido para todos os envolvidos no processo educacional.