Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Cidade mineira lança aplicativo "Escola Protegida" para reforçar segurança nas escolas municipais

A iniciativa busca reforçar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino e integra várias ações promovidas pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada

21/04/2023 às 11:09 por Redação Plox

Na última quarta-feira (19), a Prefeitura de Uberlândia anunciou o lançamento do aplicativo e da página virtual "Escola Protegida", desenvolvidos em parceria com a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub). A iniciativa busca reforçar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Ensino e integra várias ações promovidas pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada.

O prefeito Odelmo Leão destacou que "até o momento, não tivemos nenhuma ameaça que se concretizou em nossas escolas municipais. Mas tenham certeza de que não descuidamos nem por um segundo da segurança das nossas crianças." Ele lembrou que as escolas já possuem câmeras de videomonitoramento 24 horas e, recentemente, buscou-se apoio da Polícia Militar para o patrulhamento.

As escolas municipais possuem monitoramento por vídeo 24 horas. Foto: ADanilo Henriques/PMU.

 

Funcionamento do aplicativo

O prefeito explicou que "o aplicativo ‘Escola Protegida’, desenvolvido pela Prodaub, é mais uma ferramenta para nos auxiliar nessa ação. Assim como Salve Maria, que já tem ajudado tantas mulheres em situação de perigo, o ‘Escola Protegida’ tem um botão de socorro com georreferenciamento, que aciona imediatamente a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Integrada."

Passo a passo para utilização do aplicativo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia.

 

O "Escola Protegida" será de uso exclusivo dos profissionais das escolas municipais e das organizações da sociedade civil parceiras (OSCs) e aguarda liberação para download nas plataformas Android e iOS. Já a página virtual pode ser utilizada por qualquer cidadão que queira denunciar ameaças à segurança nas escolas.

Outras medidas de segurança

Além do aplicativo e da página virtual, Odelmo Leão anunciou a criação de um ramal telefônico exclusivo em cada uma das 122 escolas municipais para contato direto com a Central Municipal de Monitoramento. A Prefeitura também iniciou os trâmites para ampliar o videomonitoramento no perímetro externo das unidades de ensino, com compartilhamento de imagens com a Polícia Militar. Atualmente, cerca de 1,8 mil câmeras estão em operação na Rede Municipal de Ensino.

Apoio de autoridades e ações existentes

O evento contou com a presença de diversas autoridades e teve apoio da deputada federal Ana Paula Junqueira e do comandante da 9ª Regional de Polícia Militar, coronel Fernando Reis. O comandante declarou que "somos parceiros da Prefeitura de Uberlândia nessas ações divulgadas. Além disso, em todas as reuniões que tivemos com a Prefeitura, a segurança escolar sempre esteve em pauta, até porque temos serviços, como Proerd e Patrulha Escolar, que são apoiados pela Prefeitura."

A PM tem apoiado a prefeitura no monitoramento das escolas. Foto: Araípedes Luz/PMU.

 

Além das ações mencionadas, a Prefeitura de Uberlândia promove uma série de atividades pedagógicas em prol da cultura da não violência, como o Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), o programa Justiça na Escola e a Caravana da Paz. A administração também adotou a uniformização dos alunos e orienta as escolas a manterem portões trancados, buscar maior participação das famílias no debate sobre segurança escolar e atentar para o conteúdo acessado pelos estudantes nas redes sociais.

Segundo o prefeito, os diretores das escolas "têm recomendado que pais e responsáveis deem maior atenção ao conteúdo acessado pelos filhos nas redes sociais e aos materiais levados para a escola." Essas medidas visam garantir um ambiente seguro e protegido para todos os envolvidos no processo educacional.

Compartilhar a notícia

Veja também
Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico
EDUCAçãO

Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico

Governo de Minas prevê 50 mil novas vagas em cursos gratuitos para a 6ª edição do programa

EDUCAçãO

Prouni 2/2024: MEC ofertará mais de 28,5 mil bolsas em Minas Gerais

Estado vai oferecer 16.393 bolsas integrais e 12.135 parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Inscrições começarão em 23 de julho, via Portal Acesso Único

BH abre 200 vagas para curso gratuito de agroecologia online
EDUCAçãO

BH abre 200 vagas para curso gratuito de agroecologia online

Inscrições vão até 22 de agosto e curso começa em setembro com certificado para concluintes

Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@CALZUFMG
EDUCAçãO

Docente da UFMG enfrenta protestos de estudantes após declarações racistas

Centro acadêmico repudia ações e presta apoio aos estudantes

para você
PMT
LAZER

Primeiro dia do Festival de Música Gospel de Timóteo reúne milhares de pessoas na Praça 1º de Maio

Neste sábado o Festival continua a partir das 19h com a apresentação de mais cinco talentos da música local e show do cantor Theo Rúbia

 Foto: Divulgação/Fiocruz
SAúDE

Ministério da Saúde foca na prevenção para combater surto de dengue no Brasil

Nísia Trindade, ministra da Saúde, destaca ações de combate ao mosquito e a importância da hidratação

Cemig anuncia desligamento programado em Coronel Fabriciano
GERAL

Cemig anuncia desligamento programado em Coronel Fabriciano

Desligamento programado afetará ruas no centro da cidade nesta quarta-feira, das 9h às 16h

Morre Mônica Vital, humorista que marcou o programa Pânico
FAMOSOS

Morre Mônica Vital, humorista que marcou o programa Pânico

Conhecida como Marleninha Mattos, ela brilhou na RedeTV! e na Band interpretando uma diretora rigorosa e cômica