Fernando Henrique Cardoso é homenageado com o Grande Colar mas não comparece à cerimônia em Ouro Preto

Ex-presidente receberia a principal comenda da Medalha da Inconfidência, que premiou diversas personalidades

Por Plox

21/04/2024 10h59 - Atualizado há 12 dias

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aos 92 anos, foi o principal homenageado na cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, realizada neste domingo, em Ouro Preto, Minas Gerais. Apesar de ser agraciado com o Grande Colar, a mais significativa das condecorações do evento, Cardoso não esteve presente no evento.

Foto: Mariana Vianna / Divulgação

Devido à ausência do ex-presidente, a medalha não foi entregue a nenhum representante no seu lugar. Está previsto um encontro futuro entre Fernando Henrique Cardoso e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, para a entrega formal da condecoração.

A Medalha da Inconfidência, dividida em diferentes categorias, agraciou um total de 170 pessoas neste ano. Além do Grande Colar, reservado a uma única personalidade, foram entregues 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.

Entre os outros homenageados com a Grande Medalha estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. A escritora Conceição Evaristo também foi reconhecida com a mesma categoria da honraria.

Uma homenagem póstuma especial foi realizada para o sargento Roger Dias, morto em janeiro por um detento que não retornou da saída temporária de Natal. A medalha foi entregue à sua família.

Além das condecorações, o evento deste ano prestou uma homenagem especial a Bárbara Heliodora, considerada Heroína da Inconfidência Mineira. Casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto, Bárbara teve seus restos mortais transferidos para um túmulo especial no panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto, como reconhecimento por sua participação no movimento histórico.

Destaques