Desmatamento ilegal ao lado do Parque do Rio Doce gera multa de R$ 84 mil
Ação militar flagra desmate, queima de floresta e fabricação de carvão em área próxima à zona de amortecimento do parque estadual em Marliéria, MG
Por Plox
21/04/2025 17h30 - Atualizado há 3 dias
Durante a manhã desta segunda-feira (21), por volta das 8h30, militares do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM MAMB) realizaram uma operação na zona rural de Marliéria, em Minas Gerais, que culminou na descoberta de graves crimes ambientais.
*
O responsável foi flagrado desmatando uma área de floresta nativa ao lado da zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce. O objetivo da ação era transformar a madeira retirada em carvão vegetal e ampliar áreas de pastagem, tudo isso sem qualquer tipo de autorização legal.*
Durante a operação, os militares apreenderam 5,2 metros cúbicos de lenha nativa, além de 31,5 metros cúbicos de carvão vegetal já processado. Todas as infrações se enquadram em diversas categorias ambientais, como destruir vegetação nativa em estágios médio e avançado de regeneração (N30138), danificar ou provocar a morte de florestas (N31301), desenvolver atividades que dificultem a regeneração natural (N31309), e armazenar produtos da flora nativa (N31335).
*
Como consequência das ações ilegais, foi lavrado um auto de infração no valor de R$ 84.013,13 contra o autor, que deverá responder pelos danos causados ao meio ambiente.