Receita Federal desmente boato sobre notificação por Pix de R$ 52 mil

Órgão afirma que não recebe dados de transações individuais, não identifica meios de pagamento e que movimentação financeira não é renda ou lucro

21/04/2026 às 10:50 por Redação Plox

A Receita Federal desmentiu nesta segunda-feira (20/4) uma informação falsa que circulou nas redes dizendo que uma vendedora de marmitas seria notificada pelo Fisco após movimentar R$ 52 mil via Pix no CPF. A publicação também afirmava que o órgão passaria a rastrear movimentações feitas pelo sistema e notificaria contribuintes.


Receita diz que não recebe dados de transações individuais

Outras ‘notícias’ semelhantes, referindo-se a pessoas não identificadas que recebem valores de amigos são também falsas. A Receita não recebe informações sobre transações individuais, não há qualquer identificação dos meios de pagamento Receita Federal

Na mesma nota, a Receita reforçou que movimentação financeira não se confunde com renda ou lucro e voltou a afirmar que não recebe informações sobre transações individuais nem sobre a forma como elas ocorrem, como Pix, depósito ou transferência.

O órgão também destacou que não notifica contribuintes apenas com base no volume de transações realizadas.

Receita Federal frisou que não rastreia movimentações bancárias via Pix

Receita Federal frisou que não rastreia movimentações bancárias via Pix


Órgão afirma que desinformação beneficia criminosos

A Receita argumentou ainda que esse tipo de fake news pode favorecer organizações criminosas, ao citar grupos que utilizariam o sistema financeiro para lavar dinheiro, além de mencionar grandes corporações de pagamento que se opõem ao Pix.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a