Médicos removem pedra de 18 centímetros e quase 1,5 quilo da bexiga de lavrador

A pedra é a maior removida de que se tem registro na literatura médica. A segunda maior do mundo foi nos Estados Unidos, com um tamanho de 12 centímetros

Por Plox

21/05/2019 22h34 - Atualizado há quase 5 anos

Um caso incrível na medicina chamou a atenção da cidade de Jacobina, em Salvador, na última segunda-feira, 20 de maio: um médico retirou uma pedra da bexiga de um lavrador com 18 centímetros e 1,328 quilos. O paciente tem 51 anos, foi operado no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho e passa bem. De acordo com o diretor e médico da instituição, Everson Matt, a pedra é a maior removida de que se tem registro na literatura médica. A segunda maior do mundo foi nos Estados Unidos, com um tamanho de 12 centímetros, mas somente 700 gramas.

Pedra vesical de 18 cm e 1,328 Kg é a maior do mundo Arquivo Pessoal/Everson Matt

Pedra retirada tinha 18 centímetros- Foto: Arquivo Pessoal/Everson Matt

O material tem possível composição cálcio e sódio, deve ser estudado pelos médicos e pode ser tema de um artigo científico. O paciente mora em uma cidade próxima e reclamava de dores na região há pelo menos 15 anos, mas só buscou atendimento em dezembro do ano passado, ao perceber que não tinha controle de sua urina. A pedra estava bloqueando a passagem e tinha dilatado os rins do paciente, que também estavam praticamente parados, foi o que informou um dos médicos que operou, o urologista João Cleber Coutinho. 

Pedra pesa 1,328 kg

Material pesava quase 2 quilos- Foto: Arquivo Pessoal/Everson Matt


Exames apontaram que a pedra tinha 10 centímetros, mas o real tamanho só foi constatado na hora da cirurgia. Os médicos tiveram que aumentar o corte. Como explicaram os profissionais, uma cirurgia que duraria cerca de 20 minutos acabou durando 1 hora e meia. 

Atualizada às 11h35

 

 

Destaques