Peixe com mais de 200 quilos e quase quatro metros é encontrado no litoral de São Paulo

Por Plox

21/05/2019 11h50 - Atualizado há quase 5 anos

Um peixe da espécie agulhão-negro, de aparição rara, foi encontrado por equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), na costa de Itanhaém, em São Paulo. O tamanho do animal impressiona pela grandeza: são 3,6 metros de comprimento e 202 quilos, sendo capaz de alcançar acima de 600 quilos. 

Agulhão-negro de mais de 200 kg foi encontrado em praia de Itanhaém, SP — Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

O peixe tem aparição rara na costa-Foto: Instituto Biopesca

O agulhão estava morto em uma faixa de areia e teve que ser encaminhado para análises na Unidade de Estabilização do Instituto Biopesca, que realizava monitoramentos na região. A unidade deve detectar o motivo da morte do animal. Este foi o primeiro peixe dessa classe localizado em uma praia da região. O instituto, por meio do biólogo Teodoro Vaske Junior, da Unesp, explicou que se trata de “uma espécie oceânica de águas quentes, e que tem um bico mais curto do que as demais espécies de agulhões”.

Agulhão-negro de mais de 200 kg foi encontrado em praia de Itanhaém, SP — Foto: Juarez Cabral/Instituto Biopesca

Animal pode chegar a 600 Kgs-Foto: Instituto Biopesca

Ao encontrar um peixe dessa espécie, é necessário precaução, já que a ingestão desses animais depois de mortos pode ser muito perigoso, como avalia Márcio Ohkawara, biólogo do Biopesca. “Assim como a maioria dos peixes oceânicos, ele também está no radar de pesca predatória, e oferece riscos a quem o consome, principalmente em caso de encalhe, já que não se pode saber o que levou o animal à morte”. A base de alimentação do agulhão são lulas e diversos outros tipos de peixe.

Atualizada às 14h59

Destaques