Novos casos de influenza aviária de alta patogenicidade são confirmados no Brasil

O ministério, em um comunicado oficial, confirmou um novo caso de influenza aviária no estado do Espírito Santo

Por Plox

21/05/2023 09h25 - Atualizado há mais de 1 ano

O Ministério da Agricultura e Pecuária registrou nesse sábado (20), mais dois casos de influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), de subtipo H5N1, elevando o total para cinco confirmações da doença em aves silvestres no país. Até o momento, nenhum caso foi reportado em humanos.

O ministério, em um comunicado oficial, confirmou um novo caso de influenza aviária no estado do Espírito Santo. A ave infectada é da espécie Thalasseus maximus, popularmente conhecida como trinta-réis-real, e foi localizada na zona rural de Nova Venécia.

Expansão da vigilância nas áreas não litorâneas

Devido à localização não litorânea do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária planeja expandir as medidas de vigilância para os municípios vizinhos. "Como a ocorrência foi em área não litorânea, a ação de vigilância será ampliada também para os municípios vizinhos: São Gabriel da Palha e Águia Branca", declarou o ministério.

Identificação de caso no Rio de Janeiro

Outro caso confirmado ocorreu no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra, em uma área litorânea. A ave infectada desta vez é da espécie Thalasseus acuflavidus, ou trinta-réis-de-bando. A transmissão do vírus da gripe aviária acontece por contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas, e por contato indireto através de superfícies ou objetos contaminados, como ninhos, ovos, fezes, urina ou até água contaminada com dejetos dos animais.

O ministério pediu à população que evite o contato com aves doentes ou mortas e que notifiquem o serviço veterinário local ou através do e-Sisbravet. "Desse modo, pedimos para que a população evite contato com aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet", aconselhou o órgão.

Descartado caso suspeito em humanos

No mesmo dia, o Ministério da Saúde afastou a suspeita de um caso de gripe aviária (H5N1) em um funcionário do Parque Fazendinha, localizado em Vitória, no Espírito Santo. Este local foi o cenário da descoberta de uma ave doente recentemente.

Segundo o ministério, apenas um dos 33 funcionários do local estava sob observação por apresentar sintomas gripais. O homem, de 61 anos, passou por testes laboratoriais e todos os resultados para alvos virais, incluindo Influenza Aviária (H5N1), deram negativo, assegurando que o Brasil permanece sem casos da doença em humanos. As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz.

Destaques