Live solidária Uai-Tchê reúne cantores mineiros em prol do Rio Grande do Sul

Artistas de Minas Gerais se unem em transmissão ao vivo para arrecadar fundos e apoiar vítimas das enchentes no Sul

Por Plox

21/05/2024 09h48 - Atualizado há 24 dias

Nesta terça-feira (21/5), a partir das 19h, diversos artistas mineiros se juntarão para a live musical Uai-Tchê, transmitida pelo canal da banda Biquini no YouTube. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar as vítimas das fortes chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul, afetando mais de 2 milhões de pessoas e resultando em 157 mortes e 88 desaparecidos, segundo a Defesa Civil.

 | Foto: João Paulo Lima / Instagram / Reprodução / CP

Mobilização Artística

Bruno Gouveia, vocalista do Biquini, é um dos participantes da live. Ele compartilhou que a iniciativa surgiu após uma série de conversas com outros artistas que estavam impactados pelos acontecimentos no Sul. “Não existe um brasileiro que não tenha ficado chocado com tudo o que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Colegas artistas e eu estávamos atônitos observando aquilo, sem saber como agir inicialmente. Comecei como qualquer um: doando”, disse Gouveia. A ideia da live foi sugerida por Izabella Brant, esposa de Bruno, em colaboração com a cantora gaúcha Fernanda Garcya, que reside em Belo Horizonte.

Participações Especiais

Além de Bruno e Fernanda, a live contará com a presença de Henrique Portugal (Skank), Ricardo Koctus (Pato Fu), Sideral, Nolli Brothers, Claudio Fraga (Tubarão Martelo), Izabella Brant, Trio Amadeus, Baianeiros, Tianastácia e Outro Gato Gypsy Jazz. Cada artista trará sua contribuição para a causa, com uma programação diversificada que inclui apresentações especiais para crianças.

Doações e Ação da Cidadania

A transmissão ao vivo visa arrecadar fundos que serão administrados pela Ação da Cidadania, uma ONG que oferece apoio humanitário às vítimas das enchentes. As doações podem ser feitas via pix, utilizando a chave que será disponibilizada durante a live. “A ideia é que não só os mineiros, mas a população de outros estados e até mesmo aqueles que estejam fora do país possam doar recursos para o Rio Grande do Sul. Essa é a grande vantagem da live e das doações por pix”, explicou Gouveia.

Importância da Arte na Mobilização Social

Bruno Gouveia enfatizou o papel da arte na união e mobilização social. “A música sempre teve papel solidário. Ela foi feita para unir as pessoas em todos os momentos. O Brasil precisa dessa união agora. Polarizações à parte, todos nós queremos um país que cresça e seja mais forte. Queremos que as pessoas possam ter um aconchego. Nesta terça-feira, o mineiro vai chegar com o quentinho da voz para acolher todo mundo.”

Destaques