Ministério Público investiga venda de caixas de sabão em pó falsificado em hipermercado de MG

Promotoria de Justiça apreende 62 caixas de sabão em pó adulterado em rede de supermercados mineira

Por Plox

21/05/2024 16h25 - Atualizado há cerca de 2 meses

A análise laboratorial realizada pela Unilever confirmou a falsificação do sabão em pó apreendido no supermercado ABC, em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A apreensão dos produtos ocorreu após uma denúncia registrada no Procon Regional em janeiro deste ano. A 3ª Promotoria de Justiça de Campo Belo recolheu 62 caixas do produto que estavam sendo vendidas como se fossem da marca OMO.

Foto: Dculgação/MPMG

A Unilever, fabricante da marca OMO, apresentou laudos ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no dia 9 de maio, comprovando a adulteração em seis lotes do produto. Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Avanzini, a falsificação era praticamente indetectável para o consumidor comum. “Se tratava de uma falsificação quase perfeita, até mesmo os fiscais do Procon-MG ficaram na dúvida sobre a autenticidade do sabão em pó”, declarou o promotor. A fraude foi detectada quando os fiscais notaram o uso de cola quente para fechar as embalagens.

Nova fiscalização e investigação criminal

Após a confirmação da falsificação, o Procon-MG realizou uma nova operação de fiscalização em quase todos os supermercados de Campo Belo, mas não encontrou novos indícios de adulteração. Devido ao tamanho da rede de supermercados envolvida, o Ministério Público instaurou um procedimento investigatório criminal, além do processo administrativo, para apurar as responsabilidades penais dos responsáveis.

O grupo ABC, que possui 70 unidades em Minas Gerais, enfrentou apreensões similares em outras lojas da rede em Uberlândia e Patos de Minas, onde foram confiscadas 1,7 toneladas de sabão em pó. Em nota, o Grupo ABC afirmou que o ocorrido em janeiro de 2024 foi uma situação isolada e que a empresa foi vítima. “Tomamos todas as providências necessárias para garantir a qualidade dos produtos e passamos a adquiri-los diretamente da indústria”, informou o grupo. Em uma nova fiscalização realizada pelo Procon-MG em 14 de maio de 2024, não foram encontrados indícios de falsificação.

Unilever reforça combate à falsificação

A Unilever, em nota divulgada na sexta-feira (17/5), afirmou que está acompanhando de perto as investigações dos casos de falsificação de sabão em pó em cooperação com as autoridades policiais. A fabricante destacou sinais que podem ajudar os consumidores a identificar produtos falsificados, como a qualidade do fechamento do cartucho, a cor e o brilho da embalagem, a codificação primária e a performance do produto.

Os consumidores são orientados a relatar casos suspeitos para análise e orientação, entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Unilever pelo site oficial ou pelo telefone 0800-707-9977.

 

 

 


 

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