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A análise laboratorial realizada pela Unilever confirmou a falsificação do sabão em pó apreendido no supermercado ABC, em Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A apreensão dos produtos ocorreu após uma denúncia registrada no Procon Regional em janeiro deste ano. A 3ª Promotoria de Justiça de Campo Belo recolheu 62 caixas do produto que estavam sendo vendidas como se fossem da marca OMO.

A Unilever, fabricante da marca OMO, apresentou laudos ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no dia 9 de maio, comprovando a adulteração em seis lotes do produto. Segundo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Avanzini, a falsificação era praticamente indetectável para o consumidor comum. “Se tratava de uma falsificação quase perfeita, até mesmo os fiscais do Procon-MG ficaram na dúvida sobre a autenticidade do sabão em pó”, declarou o promotor. A fraude foi detectada quando os fiscais notaram o uso de cola quente para fechar as embalagens.
Após a confirmação da falsificação, o Procon-MG realizou uma nova operação de fiscalização em quase todos os supermercados de Campo Belo, mas não encontrou novos indícios de adulteração. Devido ao tamanho da rede de supermercados envolvida, o Ministério Público instaurou um procedimento investigatório criminal, além do processo administrativo, para apurar as responsabilidades penais dos responsáveis.
O grupo ABC, que possui 70 unidades em Minas Gerais, enfrentou apreensões similares em outras lojas da rede em Uberlândia e Patos de Minas, onde foram confiscadas 1,7 toneladas de sabão em pó. Em nota, o Grupo ABC afirmou que o ocorrido em janeiro de 2024 foi uma situação isolada e que a empresa foi vítima. “Tomamos todas as providências necessárias para garantir a qualidade dos produtos e passamos a adquiri-los diretamente da indústria”, informou o grupo. Em uma nova fiscalização realizada pelo Procon-MG em 14 de maio de 2024, não foram encontrados indícios de falsificação.
A Unilever, em nota divulgada na sexta-feira (17/5), afirmou que está acompanhando de perto as investigações dos casos de falsificação de sabão em pó em cooperação com as autoridades policiais. A fabricante destacou sinais que podem ajudar os consumidores a identificar produtos falsificados, como a qualidade do fechamento do cartucho, a cor e o brilho da embalagem, a codificação primária e a performance do produto.
Os consumidores são orientados a relatar casos suspeitos para análise e orientação, entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Unilever pelo site oficial ou pelo telefone 0800-707-9977.