TSE retoma julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro

Julgamento dos recursos contra decisão do TRE-PR começa às 19h

Por Plox

21/05/2024 14h37 - Atualizado há 30 dias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (21), às 19h, o julgamento dos recursos que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). Moro enfrenta acusações de abuso de poder econômico e político, além do uso indevido de meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições de 2022.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os recursos foram apresentados pelo Partido Liberal (PL) e pela Federação Brasil da Esperança, que inclui PT, PCdoB e PV, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em 10 de abril, o TRE-PR, por 5 votos a 2, decidiu rejeitar as ações que visavam a cassação de Moro.

O relator do caso no TRE-PR, desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, votou pela rejeição das acusações, sendo acompanhado pelos desembargadores Cláudia Cristina Cristofani, Guilherme Frederico Hernandes Denz, Anderson Ricardo Fogaça e Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR. Os magistrados José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior foram os únicos a votar pela cassação do mandato de Moro.

O julgamento desta terça-feira no TSE será decisivo para o futuro político de Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato, que se defende das alegações de que teria cometido irregularidades para garantir sua eleição ao Senado.

Destaques