Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lewandowski diz que quem se opõe à PEC da Segurança apoia a criminalidade

Ministro da Justiça defende proposta que busca unificar ações das forças de segurança pública no país e critica sistema atual

22/05/2025 às 01:22 por Redação Plox

Durante uma audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (21), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se posicionou de forma contundente em defesa da proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.


Imagem Foto: Tom Costa / MJSP

Em meio às discussões, Lewandowski afirmou que aqueles que se opõem à PEC estariam, na prática, favorecendo a criminalidade.
“Quem é contra a PEC, eu ousaria dizer, na linha de raciocínio de vossa excelência, é a favor da criminalidade. Deixar as coisas como estão não vai funcionar. É claro que a PEC não é uma unanimidade. Não queremos ser donos da verdade. Nós queremos iniciar o debate”

, declarou o ministro.

A proposta, elaborada pelo governo federal, busca integrar e padronizar as ações das forças de segurança em todo o território nacional. A ideia é ampliar a atuação da União na área da segurança pública, mantendo, no entanto, as atribuições legais de estados e municípios.


Lewandowski também rebateu críticas sobre uma possível inconstitucionalidade da PEC, apontadas por alguns parlamentares presentes na audiência. Segundo ele, o atual sistema tem se mostrado ineficaz frente ao avanço da criminalidade.
“Essa proposta é fruto de uma longa discussão. Não nasceu de um desejo voluntarioso de alguém que ocupa o Ministério da Justiça por um breve tempo (…) Pretende ser uma resposta ao sentimento de intranquilidade dos brasileiros diante da criminalidade que vem crescendo”

, disse.

Para o ministro, a realidade atual se assemelha a um esforço inócuo, comparado a “enxugar gelo”, diante das limitações do modelo vigente. Ele reiterou que a proposta não pretende impor verdades absolutas, mas sim abrir um caminho para um debate nacional sobre a reorganização das forças de segurança.


A fala de Lewandowski gerou repercussão entre os deputados e reacendeu discussões sobre os rumos da segurança pública no Brasil. A tramitação da PEC promete ser uma das pautas centrais nas próximas semanas no Congresso Nacional.


Compartilhar a notícia

Veja também
dsfdf
POLíTICA

Pedido de cassação de Janones avança na Câmara dos Deputados

Sóstenes Cavalcante, presidente interino da Câmara, encaminha caso de suspeita de rachadinha ao Conselho de Ética; decisão final pode ser adiada para 2024.

lula
POLíTICA

Lula é eleito presidente do Brasil

Petista volta a vencer uma eleição 20 anos após ser eleito presidente pela primeira vez

Câmara
POLíTICA

Câmara de Ipatinga aprova modernização tributária

Instituição do Domicílio Tributário Eletrônico Municipal visa implementar comunicação eletrônica entre a administração pública e os contribuintes

POLíTICA

PEC que reduz idade mínima para o Senado avança na Câmara, mas pode enfrentar resistência no Senado

Proposta que reduz idade mínima para disputar o Senado avança na Câmara, mas pode enfrentar resistência entre senadores mais experientes.

para você
Quatro museus serão reabertos a partir desta quarta em Belo Horizonte
LAZER

Quatro museus serão reabertos a partir desta quarta em Belo Horizonte

Visitação é gratuita, com retirada de ingressos antecipadamente

Vacina da Covid-19
GERAL

Universidade de Oxford testará vacina contra covid-19 em crianças

Pela primeira vez, teste será feito em quem tem entre 6 e 17 anos

STJ absolve jovem acusado de estupro por relação com adolescente de 13 anos
POLíCIA

STJ absolve jovem acusado de estupro por relação com adolescente de 13 anos

Tribunal considerou vínculo amoroso, aval da família e ausência de violência para afastar crime em caso de relação entre rapaz de 19 anos e menor

ESPORTES

Cruzeiro acumula mais de R$ 1 milhão em multas da Conmebol por comportamento da torcida

Clube foi penalizado por uso de sinalizadores e outras infrações, com valores descontados de premiações e verbas de televisão