MG abre 420 vagas para curso de examinadores de trânsito
Programa do governo mineiro visa renovar quadro e criar cadastro de reserva com formação de servidores
Por Plox
21/05/2025 11h50 - Atualizado há 1 dia
Com a proposta de modernizar o processo de avaliação dos futuros condutores em Minas Gerais, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (20), o Programa de Formação de Examinadores de Trânsito (PFDE).

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) e a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). O programa oferece até 420 vagas, distribuídas entre servidores das áreas de educação e trânsito.
Desse total, 400 oportunidades são destinadas a profissionais efetivos da carreira de Professor de Educação Básica que atuam nas Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A, B e C. As outras 20 vagas serão reservadas exclusivamente para servidores das unidades administrativas da CET-MG.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do site da Escola de Governo da FJP. Já a lista dos inscritos aprovados será disponibilizada na página oficial do trânsito em Minas: www.transito.mg.gov.br.
Com carga horária de 220 horas-aula, o curso contará com conteúdos teóricos, atividades práticas e vivenciais. O processo formativo exige ainda avaliação psicológica com finalidade pedagógica, frequência mínima de 75% e aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo.
O governo estadual destacou que essa medida tem como principal objetivo capacitar e desenvolver profissionais para compor as bancas examinadoras responsáveis pelos processos de habilitação de condutores em todo o território mineiro.