Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Leucemia mieloide: câncer que levou à morte neto de Paulo Betti

    O único neto da atriz Eliani Giardini e do ator Paulo Betti, Antônio, de 1 ano e 7 meses, morreu no último final de semana vítima da doença

    Por Plox

    21/06/2019 15h59 - Atualizado há mais de 4 anos

    O oncologista pediátrico José Henrique Silva Barreto, de Salvador, informou que a leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças, no entanto, o tipo de leucemia miloide é raro, com incidência de 1 para 150 mil.

    Sendo dois com bons prognósticos, o oncologista explica que há oito subtipos de leucemia miloide. Mas, de uma forma geral, trata-se de um tumor agressivo que necessita de quimioterapia para ser combatido e, muitas vezes, transplante de medula.

    O único neto da atriz Eliani Giardini e do ator Paulo Betti, Antônio, de 1 ano e 7 meses, morreu no último final de semana vítima da doença.

    Representando apenas 0,2% de todos os cânceres, o câncer infantil é raro, de acordo com o oncologista. Ele afirma que a doença em crianças é mais agressiva, mas elas respondem melhor ao tratamento do que adultos, geralmente alcançando a cura. "A criança é capaz de receber quimioterapia em altas doses, porque ela consegue se recuperar rapidamente, sua medula se recupera mais facilmente", informa Barreto.

    Mariana Betti, filha de Paulo Betti e de Eliane Giardini, com o filho Antônio (Foto: reprodução)Mariana Betti, filha de Paulo Betti e de Eliane Giardini, com o filho Antônio (Foto: reprodução)

    O oncologista pediátrico explica que a predisposição ao câncer infantil se configura durante a formação do embrião e estímulos após o nascimento da criança, como exposição à radiação e infecções virais ou bacterianas, podem ser desencadeadores da doença. Diferentemente do câncer em adulto, o câncer na criança está relacionado ao desenvolvimento embrionário e não à exposição a fatores ambientais.
     
    "A leucemia mieloide é causada pela alteração do crescimento descontrolado de células diferenciadas chamadas blasto. No caso, os mieloblastos. Na maioria dos casos, não tem causa evidente, mas apresenta risco aumentado quando há exposição à radiação ionizante, como ocorreu em Hiroshima, no Japão, e com o acidente com Césio em Goiânia".

    De acordo com ele, pessoas que tratam câncer com quimioterapia, dependendo do medicamento utilizado, têm chance do desenvolvimento de um segundo câncer de leucemia mieloide. "Outros fatores associados à leucemia mieloide são a anemia de Fanconi e a Síndrome de Down, mas em geral, esses pacientes respondem muito bem ao tratamento", diz.

    Os sintomas da leucemia mieloide são febre, cansaço, fadiga, palidez, manchas roxas na pele, sangramento no nariz ou na boca e infecções na pele. "A criança perde o interesse pelo brinquedo", orienta.

    Exames simples de sangue, como hemograma, são capazes de dar pistas ao médico sobre o diagnóstico da doença. "O hemograma mostra alterações na medula óssea, nas células de sangue, como presença de anemia, leucócitos muito altos ou muito baixos, células de defesa baixas e plaquetas baixas", diz.

    "Na criança, a prevenção do câncer é o diagnóstico precoce. Quanto mais precocemente a família procurar um médico, maior a chance de cura", finaliza.

    Atualizada às 16:56.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]