Lactantes passam a poder ser vacinadas em Minas
Mães devem avaliar risco e benefício da aplicação do composto químico com o médico
Por Plox
21/06/2021 08h29 - Atualizado há mais de 3 anos
As lactantes (mães com crianças de até 6 meses) foram liberadas para receberem a vacina contra a Covid-19 em Minas Gerais. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), elas devem ser imunizadas com doses da Pfizer e da Coronavac.
Além disso, deve ser feita avaliação individual de risco e benefício da aplicação do composto químico, decisão que deve ocorrer em conjunto com o médico da lactante, ainda segundo a SES-MG.
Para ter direito à vacina, as mães com crianças de até 6 meses deverão apresentar documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento da criança; além de autodeclaração preenchida; documento com foto; comprovante de endereço; CPF, e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).
A autorização da imunização de lactantes foi dada nesse sábado (19) e ocorre após publicação de deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do SUS no Estado. No último dia 11, o Estado já havia chegado a liberar as doses para as lactantes, mas suspendeu o ato porque esperava uma nota técnica que embasasse a decisão.
"Dessa forma, o município poderá destinar, conforme seus critérios, as doses excedentes para vacinação das lactantes com crianças de até 6 meses, até a inclusão desse público como grupo prioritário no Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO)", informou a pasta, em nota.