Pandemia sobrecarrega mais as mulheres
Encontro online promovido pelo Crea-MG, no dia 23 de junho, vai debater sobre o desafio de conciliar trabalho, maternidade e saúde mental no isolamento social
Por Plox
21/06/2021 14h42 - Atualizado há mais de 3 anos
Neste 23 de junho, data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), por meio do Programa Mulher, vai debater a sobrecarga feminina no encontro “Mulheres na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências”, realizado virtualmente, às 19h30, pelo canal do Conselho no youtube.
Uma das debatedoras e membro do comitê gestor do Programa Mulher, a engenheira civil Nahele Marques Silva, detalha que, com a pandemia e a prática do home office, as relações profissionais e pessoais se misturaram. “Para nós mulheres, o cenário é desafiador. Como o home office foi implantado de maneira repentina, não tínhamos um ambiente adequado para trabalhar, e ainda tínhamos que lidar com as multitarefas: cuidar da casa, ser mãe, produzir no trabalho e cuidar de nós mesmas. Isso foi um grande desafio imposto pela pandemia”, pontua Nahele, que é sócia-diretora de uma construtora.
Em um mercado ainda dominado por homens, esse cenário torna o ambiente das engenharias ainda mais inóspito para as mulheres. Hoje, do total de mais de 180 mil profissionais ativos registrados no Crea-MG, pouco mais de 15% são do sexo feminino, contabilizando cerca de 28 mil registros. A insegurança de mercado e o fato de serem responsáveis por diversas tarefas geram uma tensão constante que reflete na saúde mental das profissionais. Essa é uma situação também experimentada pela engenheira civil e sanitarista Helaine Dalboni, que define um panorama ainda mais difícil em função do fechamento das escolas. “Acompanho as aulas online do meu filho de sete anos, o que ocupa boa parte do meu tempo, ainda me divido para realizar o meu trabalho e também os afazeres da casa. O cotidiano mudou rapidamente, tenho que me reorganizar a cada dia, sempre com uma demanda diferente”, ressalta Helaine, que atua como empresária e consultora na área de infraestrutura sanitária.
Para enfrentar todas essas adversidades, equilíbrio e planejamento são palavras de ordem, é o que acredita Nahele. “Como empreendedora e mãe hoje eu vejo o quanto a flexibilidade de horário e compreensão são quesitos fundamentais para conseguir conciliar todas as funções que as mulheres carregam e ainda manter uma saúde mental. Vejo no Programa Mulher do Crea-MG, uma oportunidade para conseguirmos mostrar a realidade do mundo feminino, a sua importância no mercado de trabalho e buscar melhorias para mudar essa realidade”, afirma.
Programa Mulher
O Programa Mulher é uma iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que tem como finalidade elaborar políticas de incentivo para a atuação e protagonismo de mulheres dentro das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências nas diversas entidades de classe e Conselhos Regionais. A versão mineira foi lançada em março deste ano. O programa quer potencializar as vozes das profissionais para que elas tenham o devido reconhecimento de seu trabalho e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Serviço:
Data: 23/06/2021
Horário: 19h30
Local: https://www.youtube.com/crea-minas