Bombeiros alertam para o perigo do uso de fogos de artifício e fogueiras nas festas juninas

Segundo os militares, o uso incorreto do produto e manuseio da forma incorreta podem gerar graves problemas

Por Plox

21/06/2022 16h03 - Atualizado há quase 2 anos

Após dois anos, devido a pandemia, as festas juninas voltaram para alegrar o povo mineiro, com comidas típicas, brincadeiras, fogueiras, shows e bastante alegria. Por isso, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou um alerta para a utilização de fogos de artifício e fogueiras durante os eventos.

Conforme os militares, nessa época aumenta o uso dos fogos e os riscos da utilização dos mesmos. No ano de 2021 foram 36 casos e, já neste ano, 17 acidentes no período de janeiro a maio. Além dos fogos, as brincadeiras de pular fogueira e a própria forma de acender o fogo e o local de instalar o lume podem ser arriscadas.

Foto: ilustrativa

 

Segundo os bombeiros, é importante lembrar que acidentes envolvendo fogos de artifício provém sempre do uso incorreto do produto, do manuseio da forma incorreta e da irresponsabilidade no cumprimento das normas de segurança.
Com isso, os militares dão algumas dicas de prevenção quando for soltar fogos de artifício, como forma de prevenção a esses tipos de acidentes. E a primeira orientação é adquirir esses produtos em um local credenciado e, em seguida, sempre ler o rótulo com todas as informações de manuseio.

Após realizar a compra do produto, outras ações devem ser observadas: 
- Soltar os fogos de artifício em locais abertos;
- Não tentar reutilizar os fogos que tenham falhado;
- Nunca apontar os fogos para a direção de onde estão as pessoas;
- Não brincar com os fogos se tiver feito uso de bebida alcoólica de forma excessiva.

 

Jogos de futebol

Os bombeiros também informaram que outra situação que tem sido bastante recorrente é o uso dos fogos em relação aos jogos de futebol. Com o sucesso dos times mineiros nos campeonatos nacionais e recordes de públicos, tem aumentado sistematicamente a utilização de artefatos.

Nessa situação, muitas das vezes, o que pode complicar é o uso dos fogos de artifício após a ingestão de bebidas alcóolicas, que diminui o raciocínio lógico e até a reação, além do perigo de muitas das bebidas serem inflamáveis.

Isso pode provocar acidentes gravíssimos e irreversíveis. Conforme os socorristas, no final do ano passado, durante as comemorações de uma vitória de um jogo do Atlético Mineiro, pelo menos dois torcedores tiveram ferimentos graves por bombas e rojões. Em 2019, um torcedor perdeu a mão ao soltar um rojão durante o jogo do Atlhetico Paranaense, no final da Copa do Brasil.

 

Destaques