Garotos resgatados dormindo ao relento em contagem fugiram após conflito familiar com narcotráfico

Ficou evidente durante o acolhimento que a mãe enfrentava dificuldades para cuidar dos quatro filhos.

Por Plox

21/06/2023 16h57 - Atualizado há 11 meses

Um adolescente de 15 anos foi localizado dormindo em um carrinho de compras na quarta-feira (21), na Avenida Babita Camargos, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na mesma data, seu irmão mais velho, de 16 anos, foi descoberto em condições similares na Vila Samag. Os dois irmãos foram encontrados com apenas um cobertor para enfrentar a noite ao relento. 

 

Foto: Reprodução

 

A situação de vulnerabilidade dos jovens vem de um histórico familiar conturbado, atrelado ao tráfico de drogas. Segundo a Prefeitura de Contagem, essa família estava sob os cuidados do Conselho Tutelar local há quatro anos. O conflito com o tráfico de drogas em Esmeraldas, também situada na Grande BH, levou os pais dos garotos a abandonarem seu lar.

As autoridades municipais revelaram que os pais têm outros dois filhos, totalizando quatro crianças na família. Em abril de 2019, a família, então em situação de vulnerabilidade social, foi acolhida. Contudo, ficou evidente durante o acolhimento que a mãe enfrentava dificuldades para cuidar dos quatro filhos.

"Um dia após o acolhimento, o marido deixou o abrigo. Em 12 de abril, ao final do dia, a mãe também partiu, levando consigo as crianças, e afirmou que as entregaria ao pai. Ela não retornou, nem mesmo para buscar seus pertences", revelou a prefeitura em comunicado oficial.

A equipe do Conselho Tutelar relatou que os dois irmãos que foram resgatados esta manhã fugiram do local onde seriam atendidos. Frente a essa situação, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania informou que irá mobilizar os serviços de assistência social do município com o objetivo de localizar os jovens fugitivos.

 

Destaques