Ipatinga receberá recursos do Governo Federal para reforçar segurança nas escolas

O município foi um dos 231 contemplados no “Programa Nacional de Segurança nas Escolas”

Por Plox

21/06/2023 07h28 - Atualizado há 11 meses

Nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Ipatinga, Minas Gerais, divulgou que o município foi um dos contemplados a receber verba do Governo Federal, para reforçar a segurança nas escolas. Ao todo, foram 231 municípios contemplados.

De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), o “Programa Nacional de Segurança nas Escolas” tem recursos oriundos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A ação visa melhorar a estrutura de proteção das instituições de educação. A verba é destinada a municípios que terão competência para realizar patrulhamento ostensivo nas escolas.

Patrulhamento será reforçado nas escolas. Foto: divulgação/ Prefeitura de Ipatinga

 

Conforme a Administração Municipal, a cidade será contemplada com dois veículos utilitários Renault Duster, do modelo SUV. Os veículos serão usados como reforço para patrulhamento nas instituições de ensino municipais.

 

Proposta aprovada
“Para concorrer, nós, da Sescon, elaboramos uma proposta que institui na Guarda Civil Municipal de Ipatinga a Patrulha Escolar. No edital, estava prevista uma análise das propostas com peso de pontuação, sendo avaliada a introdução do projeto, justificativa com ações a serem realizadas, metas alcançadas e resultado esperado, objetivo geral, objetivos específicos, implementação e sustentabilidade, quesitos que atendemos. Além disso, receberam pontuação os municípios que possuem Plano Municipal de Segurança Pública, Conselho Municipal de Segurança Pública, Observatório de Segurança e legislação municipal voltada para a atividade de prevenção escolar”, destacou o titular da Sescon, coronel Warley Silva.

A Prefeitura de Ipatinga apresentou a proposta nº 014912/2023, com o projeto de criação da Patrulha Escolar para a Guarda Civil Municipal, solicitando recurso para aparelhamento através de aquisição de veículos tipo SUV, equipados para atividade de patrulhamento.

Na segunda-feira (19), o Ministério da Justiça publicou a nota técnica 885/2023, com os resultados das propostas, sendo que das 789 instituições inscritas apenas 231 foram contempladas com a habilitação. E o município de Ipatinga faz parte do grupo selecionado, fazendo jus a equipamentos no valor de R$ 698.424.86.

O próximo passo é a celebração de convênio entre o município e o Ministério da Justiça para o repasse do recurso e execução do projeto, o que deve acontecer até o fim deste ano. 
 

Destaques