Um homem de 22 anos foi vítima de tentativa de homicídio na noite de ontem (20), em Caratinga, no Colar Metropolitano do Vale do Aço. O rapaz recebeu capacetadas e foi atingido por dois disparos de arma de fogo. A Polícia Militar (PM) conseguiu localizar e deter os dois suspeitos do crime, um deles é menor de idade.
Segundo uma testemunha que presenciou a ação criminal, o jovem foi seguido e alcançado por um rapaz não identificado e um adolescente de 17. Primeiramente, ele foi agredido com golpes de capacete, posteriormente, os autores efetuaram cerca de cinco disparos de arma de fogo, tendo a vítima fugido em direção a BR-116.
Enquanto isso, os autores embarcaram em uma motocicleta azul e tomaram rumo ignorado. A PM foi acionada e começou as diligências para localizar a vítima e os agressores.
O rapaz de 22 anos foi encontrado nas proximidades do hospital, sendo ele encaminhado pela guarnição militar para a casa de saúde. Ele apresentava duas perfurações nas costas provenientes de arma de fogo, possivelmente de Calibre .22.
Possível motivação do crime
A vítima foi questionada pelos militares sobre a possível motivação do crime e afirmou que poderia ser em razão de um furto de moto praticada por ela em data anterior. A possibilidade foi confirmada pelos autores, que foram detidos posteriormente. Um deles afirmou que um traficante do bairro Antena “encomendou” a morte do rapaz, devido ele ter furtado a motocicleta de sua namorada.
A busca pelos autores
Também no hospital, o homem reconheceu um dos autores, o adolescente, já o outro suspeito ele não conseguiu identificar. Os policiais verificaram imagens de câmera de segurança e viram a moto utilizada pelos atiradores na rua Miguel de Castro.
As diligências continuaram e a equipe Tático Móvel acessou o bairro Antena por meio de um matagal que divide o distrito de Portelinha com o bairro. Segundo a PM, a incursão a pé e permanência dos militares perdurou por horas, com os oficiais posicionando-se nas proximidades do local em que o sujeito costuma praticar tráfico de drogas.
Os policiais conseguiram identificar o autor, e viu que estava sendo feito um intenso tráfico de drogas no local, onde os usuários chegavam de moto e carro, compravam as drogas e saíam.
Os militares não podiam fazer a abordagem pois os indivíduos poderiam fugir devido a localização. Também não podiam chamar viaturas de apoio pois os traficantes monitoram a chegada da PM pelas ruas do bairro.
Com o passar do tempo, foi notado que alguns indivíduos saíram do local, ficando apenas o adolescente e mais um rapaz. Diante do cenário mais favorável, os militares aproximaram para fazerem a abordagem, movimento que foi percebido pelo menor, que deslocou-se sentido a uma cabana de apoio, onde era guardado entorpecentes e dinheiro.
No entanto, os PMs estavam posicionados ao lado do local. O adolescente abriu a porta da cabana portando dinheiro e drogas, momento que foi abordado pelos policiais e informado que ele estava em flagrante de ato infracional equivalente a crime de tentativa de homicídio, e também havia sido flagrados pelos policiais comercializando entorpecentes, estando ainda com material ilícito em sua posse no momento da abordagem.
Identificando a possibilidade de abordar os dois indivíduos, os militares deslocaram-se até um homem de 25 anos, que estava esperando pelo adolescente. Antes de receber a busca pessoal, o sujeito arremessou uma sacola branca. O rapaz foi detido e algemado.
A sacola foi recuperada e continha 22 microtubos de substâncias semelhantes a cocaína e dois tabletes de substância semelhante à maconha. Já no bolso foi localizado a quantia de R$ 409,00.
Com o menor de idade foi apreendido uma pedra maior de substância semelhante a crack, além de R$ 328,00. Em meio a mata foi localizado oito tabletes de substância semelhante à maconha e 42 microtubos contendo substância semelhante à cocaína.
Próximo do portão da casa foi localizado volume contendo pedras de substância semelhante à crack e buchas de substância semelhante à maconha.
Diante dos fatos, as partes foram conduzidas para a Delegacia e os materiais apreendidos foram, de igual forma, encaminhados para a Polícia Civil. Os autores não foram submetidos a atendimento médico, bem como não possuíam lesões aparentes ou queixas na ocasião.
A vítima
O rapaz atingido por tiros foi submetido a uma cirurgia para retirada das balas alojadas em seu corpo.