"Novidade no Pix: agendamento automático de pagamentos será lançado em 2024, revela BC"

A expectativa é que a ferramenta esteja disponível para o público em abril de 2024.

Por Plox

21/06/2023 11h31 - Atualizado há 11 meses

Apostando em maior praticidade para pagamentos recorrentes, o Banco Central (BC) anunciou uma inovação que promete transformar a rotina de milhares de consumidores brasileiros. O chamado Pix Automático, um novo serviço via Pix, possibilitará o agendamento automático de pagamentos periódicos, como assinaturas de serviços e contas de água e luz. A expectativa é que a ferramenta esteja disponível para o público em abril de 2024.

 

AGÊNCIA BRASIL

O Pix Automático será funcional para as transações que ocorrem mensalmente e, com isso, é possível que sejam programadas. Porém, vale ressaltar que a ferramenta só operará mediante autorização prévia do usuário, garantindo assim sua segurança e autonomia na gestão dos seus pagamentos.

A utilidade da nova ferramenta não é restrita a um segmento específico do mercado. Empresas de todos os portes e áreas de atuação poderão fazer uso do Pix Automático para facilitar os recebimentos regulares. Assim, tanto negócios digitais quanto estabelecimentos físicos poderão se beneficiar do novo serviço.

O Pix Automático foi elaborado levando em consideração três aspectos fundamentais: segurança, praticidade e flexibilidade. Tais pilares visam garantir uma experiência favorável tanto para os usuários pagadores quanto para os recebedores.

A discussão sobre o novo serviço ocorreu durante a 19ª reunião plenária do Fórum Pix, o comitê consultivo permanente do BC, realizada na última segunda-feira (19).

Destaques