Pombo "mutante" conquista milhões no TikTok

Raça britânica de pombo ou criação de IA? O enigma do pombo estilizado

Por Plox

21/06/2023 10h15 - Atualizado há 11 meses

A plataforma TikTok se viu recentemente dominada por um fenômeno incomum: um vídeo de um pombo aparentemente "mutante", de estrutura física alongada, peito saliente e pernas esguias. A peculiaridade do animal fez com que muitos internautas questionassem se a ave era real ou uma criação manipulada por inteligência artificial, em um fenômeno conhecido como deep fake.

Veja o vídeo: 

 

O vídeo intrigante da ave de aparência insólita já somou mais de 18,7 milhões de visualizações na rede social chinesa. Os comentários inundam a publicação, com a maioria dos usuários expressando dúvidas sobre a autenticidade do pássaro.

A publicação do pombo com características únicas é de autoria do usuário @pigeonsTV, baseado no Reino Unido. A parte frontal robusta do animal lembra, de certo modo, um pombo comum, mas o restante da constituição física parece ser resultado de uma aberração genética.

Foto: reprodução vídeo

 

O corpo intermediário do pássaro sugere a estrutura de uma ave delgada, enquanto as pernas compridas e revestidas de plumagem assemelham-se a uma elegante galinha.

Conforme relatado pelo New York Post, apesar de sua aparência curiosa, o pombo em foco pertence a uma raça britânica. Esse exemplar é da espécie english pouter, uma variedade distinta mais alta e considerada refinada, com alguns indivíduos atingindo até 40 cm de altura.

Uma de suas marcas distintivas, observada no vídeo, é a habilidade de inflar o papo - uma bolsa muscular localizada na parte inferior do pescoço.

Selecionada geneticamente durante séculos, a english pouter, conhecida por suas pernas cobertas de penas, é frequentemente referida como a "supermodelo" do mundo dos pombos devido à sua aparência sofisticada, conforme indicado pela publicação americana.

A estranheza do animal levou alguns usuários do TikTok a supor que o pombo seria um exemplar comum, que teve suas penas removidas de maneira semelhante aos cães tosados de forma extravagante.

Destaques