Dança em trânsito 2024 traz espetáculos internacionais a Coronel Fabriciano
Além das apresentações, o festival oferece uma programação rica em atividades de difusão e democratização da dança
Por Plox
21/06/2024 08h45 - Atualizado há 10 meses
O Dança em Trânsito 2024, um dos maiores festivais de dança contemporânea do Brasil, retorna a Coronel Fabriciano na próxima semana. A 22ª edição do evento será realizada no dia 24 de junho, às 18h30, na Praça da Estação, apresentando companhias de dança nacionais e internacionais.

destaque para as apresentações
Entre as atrações, a T.F. Cia de Dança de São Paulo apresentará "Rastro", uma obra que explora fragmentos de tempo e memória através do movimento. A Cia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro, exibirá "Dança de 9", uma peça que celebra a liberdade e conexão. Da Espanha, Clémentine & Lisard trazem "Scotoma", uma reflexão sobre percepção e atenção. Encerrando a noite, o Grupo Tápias, também do Rio de Janeiro, apresentará "Fantasmas", inspirada no texto "Os Dois Fantasmas" de Fernando Caruso.

atividades paralelas
Além das apresentações, o Dança em Trânsito 2024 oferece uma programação rica em atividades de difusão e democratização da dança. Serão realizadas oficinas, residências artísticas, intercâmbios culturais, workshops e rodas de conversa. Em Coronel Fabriciano, Flávia Tápias ministrará uma oficina às 14h e Igor Gasparini às 15h, no dia 24 de junho.
Giselle Tápias, ao comentar sobre o festival, afirma: “Por meio dessa programação paralela, estimulamos o aprendizado, a troca de experiências entre artistas brasileiros e estrangeiros”. Ela destaca que o festival visa ampliar o acesso à dança e promover o crescimento cultural das comunidades locais.
circuito nacional
O Dança em Trânsito 2024 iniciou sua etapa carioca no primeiro semestre, homenageando Carlos Laerte. A partir de 20 de junho, o festival percorrerá 13 estados e 33 cidades brasileiras, envolvendo 31 companhias e artistas de diversos países, como Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia. O evento se estenderá até 1º de outubro, abrangendo todas as regiões do país.
serviço
Oficinas:
24/6, às 14h: Flávia Tápias, na sede do Projeto Vivaidade, rua Antônio Mascarenhas, n.º 470, Centro – Coronel Fabriciano.
24/6, às 15h: Igor Gasparini, no Estúdio de Dança Taylon Vieira, rua Pedro Nolasco, n.º 30, segundo andar, Centro – Coronel Fabriciano.
Apresentações:
24/6, a partir das 18h30, na Praça da Estação, Centro de Coronel Fabriciano.
"Rastro" (20 min), T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP)
"Dança de 9" (40 min), Cia Urbana de Dança (Rio de Janeiro, RJ)
"Scotoma" (23 min), Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha)
"Fantasmas" (27 min), Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ)
Resultado da oficina com Igor Gasparini
Classificação livre e entrada franca.
trajetória
Criado em 2002, o Dança em Trânsito tem como missão valorizar, promover e democratizar a dança contemporânea. Parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades ao redor do mundo, o festival já realizou mais de 1.272 apresentações, envolvendo mais de 114 companhias de 21 países e alcançando um público de mais de 100 mil pessoas. Em 2020, o evento foi reconhecido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) pela sua edição online, e em 2021, realizou sua primeira edição híbrida.