Fenômeno raro lunar ocorre nesta sexta-feira: saiba como assistir
Este evento se repete apenas a cada 18 anos
Por Plox
21/06/2024 09h13 - Atualizado há 10 meses
Nesta sexta-feira (21), será possível observar um fenômeno lunar raríssimo que ocorre quase a cada duas décadas: a "grande paralisação lunar".

O fenômeno, conhecido também como lunísticio, acontece quando a Lua se desloca mais alto no céu, criando a impressão de que está parada para observadores na Terra. Esse evento ocorre quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seus máximos, fazendo com que a Lua nasça no ponto mais a nordeste do horizonte e se ponha na posição mais a noroeste. Consequentemente, o astro permanece visível por um período prolongado.
Frequência do evento
Este fenômeno se repete apenas a cada 18 anos e seis meses. A partir desta sexta-feira, será o melhor momento para observar a grande paralisação, já que coincidirá com a Lua Cheia.
Transmissão ao vivo de Stonehenge
Embora não seja possível observar o fenômeno diretamente do Brasil, haverá uma transmissão ao vivo a partir de Stonehenge, no Reino Unido. A English Heritage, organização que administra o monumento, explica que a construção de Stonehenge tem uma ligação histórica com o fenômeno, pois alguns dos eixos do monumento se alinham com a posição da Lua durante a grande paralisação lunar.
A transmissão ao vivo começará às 17h30 pelo horário de Brasília e estará disponível no canal da English Heritage.