Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Maioria dos brasileiros prefere trabalho autônomo à CLT, aponta Datafolha

Pesquisa revela que 59% dos entrevistados optam por trabalhar por conta própria, enquanto 39% preferem emprego com carteira assinada

21/06/2025 às 13:13 por Redação Plox

Uma recente pesquisa do Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros está optando por trabalhar por conta própria em vez de buscar empregos formais com carteira assinada.


Imagem Foto: Divulgação
O levantamento, realizado entre os dias 10 e 11 de junho de 2025, entrevistou 2.004 pessoas em 136 municípios de todas as regiões do país. Os resultados mostram que 59% dos participantes preferem ser autônomos, enquanto 39% optam por empregos com carteira assinada. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A preferência pelo trabalho autônomo é mais acentuada entre os jovens de 16 a 24 anos, com 68% deles escolhendo essa modalidade. Já entre os maiores de 60 anos, 50% preferem ser autônomos, enquanto 45% optam por empregos formais.


A pesquisa também destacou diferenças nas preferências conforme a filiação partidária. Entre os simpatizantes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, 66% preferem ser autônomos. Já entre os apoiadores do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 55% optam pelo trabalho por conta própria.


Outro dado relevante é que 31% dos entrevistados consideram mais importante ganhar mais, mesmo sem registro formal, enquanto 67% valorizam a carteira assinada, mesmo com salário menor. Em 2022, esses números eram de 21% e 77%, respectivamente.


A pesquisa também mostrou que a valorização do trabalho formal é maior nas regiões Nordeste (69%), Sudeste (67%) e Sul (66%). No Centro-Oeste e Norte, esse índice cai para 62%.


Daniel Duque, economista e pesquisador do FGV/Ibre, comentou que essa mudança de preferência pode estar relacionada à popularização do trabalho remoto após a pandemia e à taxa de desemprego em níveis historicamente baixos. Ele afirmou:
"Com o mercado de trabalho aquecido, os trabalhadores percebem que teriam espaço para ganhar mais, mas isso não é possível pelos encargos trabalhistas elevados, que acabam sendo um entrave a aumentos mais expressivos nos salários\

A pesquisa também apontou que mulheres valorizam mais o trabalho formal (71%) do que homens (62%). Além disso, quanto menor a renda, maior a importância dada à carteira de trabalho assinada. Entre aqueles que recebem até dois salários mínimos, 72% consideram o registro essencial, contra apenas 56% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos.


Esses dados refletem uma mudança significativa no perfil do trabalhador brasileiro, indicando uma tendência crescente de valorização da autonomia e flexibilidade proporcionadas pelo trabalho por conta própria.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Empresários do Vale do Aço participam de missão à China

Apesar de a China ser uma das principais parceiras comerciais do Brasil e o principal destino das exportações brasileiras

Governo notifica mais de 176 mil beneficiários do Auxílio Emergencial por pendências
ECONOMIA

Governo notifica mais de 176 mil beneficiários do Auxílio Emergencial por pendências

Notificações envolvem pagamentos irregulares feitos em 2020 e 2021; sistema para defesa está disponível no site do MDS

Com a chegada do frio, confira dicas da Cemig para economizar energia
ECONOMIA

Com a chegada do frio, confira dicas da Cemig para economizar energia

Com frente fria prevista a partir desta sexta (30), companhia orienta sobre uso consciente da eletricidade para evitar alta na conta de luz

crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
ECONOMIA

Reajuste de aposentadorias do INSS a do mínimo fixado em 3,71% para 2024

Beneficiários do INSS que recebem mais que o salário mínimo terão aumento conforme INPC, sem ganho real; Teto sobe para R$ 7.786

para você
Nova temporada de 'Casamento às Cegas Brasil' reúne apenas participantes acima de 50 anos
LAZER

Nova temporada de 'Casamento às Cegas Brasil' reúne apenas participantes acima de 50 anos

Nova edição do reality reúne apenas participantes com mais de 50 anos e estreia no dia 10 de setembro

STJ absolve jovem acusado de estupro por relação com adolescente de 13 anos
POLíCIA

STJ absolve jovem acusado de estupro por relação com adolescente de 13 anos

Tribunal considerou vínculo amoroso, aval da família e ausência de violência para afastar crime em caso de relação entre rapaz de 19 anos e menor

Unimontes lança vestibular 2026 com dois novos cursos
EDUCAçãO

Unimontes lança vestibular 2026 com dois novos cursos

Universidade abre 1.650 vagas em 88 cursos e inclui Inteligência Artificial e Engenharia Elétrica/Eletrônica na seleção

BR-381 trânsito interditado
GERAL

DNIT continua o trabalho de retirada de terra na BR-381

O incidente, que ocorreu na noite de quarta-feira (21), e equipes trabalham desde ontem para retirada da terra