Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sindicato ligado a irmão de Lula tentou estender descontos a beneficiários do Bolsa Família

Sindnapi, com Frei Chico na vice-presidência, solicitou ao governo autorização para descontar mensalidades de programas sociais; pedido não foi atendido

21/06/2025 às 10:18 por Redação Plox

No início de 2023, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), atualmente presidido por Milton Cavalo e com Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como vice-presidente desde 2024, encaminhou um ofício ao então ministro da Previdência, Carlos Lupi, solicitando autorização para descontar mensalidades diretamente dos benefícios de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Imagem Foto: Presidência

A proposta visava permitir que o sindicato realizasse descontos associativos na folha de pagamento desses beneficiários, algo que não é permitido por lei. Apesar da solicitação, o pedido não foi atendido pelo governo.


O Sindnapi está sob investigação da Polícia Federal por suspeita de envolvimento em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS. A operação "Sem Desconto", deflagrada em abril de 2025, levou à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro Carlos Lupi. A entidade, ligada à Força Sindical, viu seu número de filiados saltar de 170 mil para 420 mil entre 2021 e 2023, com um aumento de faturamento de R$ 41 milhões para R$ 149 milhões no mesmo período.


Em nota, o Sindnapi afirmou que as demandas apresentadas ao governo no início da gestão não têm relação com o aumento dos descontos de mensalidade associativa e que é natural que lideranças sindicais busquem dialogar com novos governos para apresentar suas pautas.


A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também estão investigando o caso. Segundo auditoria do TCU, 76,9% dos beneficiários que tiveram descontos vinculados ao Sindnapi afirmaram nunca ter autorizado as cobranças. A entidade, no entanto, não foi incluída na investigação aberta pelo INSS, que mira associações com indícios de pagamento de propina ou consideradas fantasmas.


O caso segue em investigação, e o Sindnapi afirma apoiar apurações sérias e transparentes para identificar possíveis irregularidades e corrigir falhas no sistema.


Compartilhar a notícia

Veja também
Eduardo Bolsonaro tem 15 dias para responder a Moraes sobre denúncia da PGR
POLíTICA

Eduardo Bolsonaro tem 15 dias para responder a Moraes sobre denúncia da PGR

Deputado e jornalista são acusados de coação em processo judicial por atuação nos Estados Unidos; STF cobra manifestação

Advogado de Bolsonaro denuncia cerceamento de defesa no STF
POLíTICA

Advogado de Bolsonaro denuncia cerceamento de defesa no STF

Paulo Cunha Bueno aponta irregularidades e acusa a Corte de limitar o acesso a provas

POLíTICA

Bolsonaro vê vitória de Trump como impulso para sua volta ao Planalto e sugere Michel Temer como vice

Ex-presidente descreveu a vitória de Trump como um avanço estratégico em sua "caminhada de mil passos" rumo à reconquista do cargo

Barroso se corrige após ato falho e reafirma que ainda é juiz
POLíTICA

Barroso se corrige após ato falho e reafirma que ainda é juiz

Durante palestra em São Paulo, ministro do STF mencionou aposentadoria, mas garantiu que continua na ativa

para você
Homem é detido com arma de uso restrito em Ipatinga
POLíCIA

Homem é detido com arma de uso restrito em Ipatinga

Suspeito foi abordado na BR-381 com dinheiro e celulares sem comprovação; na casa dele, polícia encontrou pistola carregada

Adolescente mata própria família
POLíCIA

Adolescente mata mãe e irmão de 7 anos com tiros na cabeça

O pai do adolescente, um policial militar aposentado, foi baleado no tórax

ECONOMIA

Líderes do G20 aprovam taxação dos super-ricos em cúpula no Rio

Declaração final destaca tributação progressiva e combate à desigualdade global, além de lançar aliança para erradicar a fome.

Turismo mineiro desacelera, mas segue em crescimento
LAZER

Turismo mineiro desacelera, mas segue em crescimento

Setor turístico mineiro registra retração em janeiro, mas mantém crescimento positivo nos últimos 12 meses