MEC adia abertura de inscrições para o Fies

O Ministério não informou o motivo pelo qual foram adiadas as inscrições

Por Plox

21/07/2020 18h30 - Atualizado há quase 4 anos

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o início das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para a edição relativa ao segundo semestre deste ano.

De acordo com o Ministério, a previsão era de que as inscrições tivessem início nesta terça-feira (21), porém foram adiadas.

O Governo informou que ainda deverá ser divulgada uma nova data para abertura das inscrições referentes aos segundo semestre.

 

fiesFoto: reprodução
 

O MEC se pronunciou por meio de nota, o nota do Fies, onde afirmou que a divulgação da nova data será feita em breve. O Ministério não informou o motivo pelo qual foram adiadas as inscrições.

Veja a nota divulgada no site:

“O Ministério da Educação informa que a abertura do período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi adiada. Em breve será divulgado o novo cronograma do Fies para o segundo semestre de 2020”.

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.
 

Destaques