MEC adia abertura de inscrições para o Fies
O Ministério não informou o motivo pelo qual foram adiadas as inscrições
Por Plox
21/07/2020 18h30 - Atualizado há mais de 4 anos
O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o início das inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para a edição relativa ao segundo semestre deste ano.
De acordo com o Ministério, a previsão era de que as inscrições tivessem início nesta terça-feira (21), porém foram adiadas.
O Governo informou que ainda deverá ser divulgada uma nova data para abertura das inscrições referentes aos segundo semestre.
Foto: reprodução
O MEC se pronunciou por meio de nota, o nota do Fies, onde afirmou que a divulgação da nova data será feita em breve. O Ministério não informou o motivo pelo qual foram adiadas as inscrições.
Veja a nota divulgada no site:
“O Ministério da Educação informa que a abertura do período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi adiada. Em breve será divulgado o novo cronograma do Fies para o segundo semestre de 2020”.
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.
O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.