Pesquisa revela pães mumificados da época da Segunda Guerra em Bahia

Grupo de pesquisadores também encontrou restos de garrafas e utensílios domésticos, além de um cemitério destinado no sítio arqueológico

Por Plox

21/07/2023 07h22 - Atualizado há cerca de 2 anos

Em uma surpreendente descoberta arqueológica, cientistas da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) revelaram a existência de pães mumificados de uma época muito remota. O achado inesperado, que data da Segunda Guerra Mundial, foi desenterrado em uma antiga área de mineração no município de Campo Formoso, Bahia. Acredita-se que o local onde os pães foram descobertos uma vez abrigou uma padaria durante o período da guerra.

 

Créditos: CNN

Destino Antigo do Quartzo

Intrigantemente, a área onde os pães foram desenterrados era antes destinada à mineração de quartzo, um mineral de grande importância para os equipamentos de comunicação utilizados pelos países aliados durante o conflito global. A região proporciona um vislumbre dos esforços de guerra e como a geografia local foi empregada em favor do conflito.

Ecos de uma Padaria Antiga

Na atualidade, a suposta padaria é nada mais que um conjunto de ruínas. Os pesquisadores e paleontólogos envolvidos no estudo sugerem que essa construção era a única presente na mina de quartzo. Os pães foram recuperados em meio a sedimentos arenosos e cinzas do forno antigo, que contribuíram para a preservação excepcional dos alimentos.

A coordenadora da pesquisa e professora da UNEB, Cristiana Santana, explicou que, "por se tratar de pães queimados, acreditamos que eles foram descartados nas cinzas do forno da padaria, resultando na dessecação e consequente mumificação natural desse vestígio arqueológico".

Mais do que apenas Pães

A equipe de pesquisa também desenterraram vestígios de garrafas e objetos domésticos junto aos pães mumificados, apresentando uma visão mais ampla da vida cotidiana na época. Um cemitério destinado aos trabalhadores da mina foi descoberto a 600 metros do local das escavações, agregando outra camada de profundidade à história da região.

Essas descobertas são parte dos esforços contínuos para entender a vida dos trabalhadores que, de forma direta ou indireta, dependiam da mineração nessa região durante o período da Segunda Guerra Mundial. A descoberta dos pães mumificados e do cemitério oferece novas perspectivas para pesquisadores entenderem o cotidiano da época na região semiárida da Bahia.

Destaques