Ligações de Afeto no SUS: Estudante de Medicina de Ipatinga viraliza no TikTok

Lurdiano Freitas leva pacientes da UBS de Ipatinga para exames e conquista o TikTok com "Ligações de Afeto"

Por Plox

21/07/2024 10h04 - Atualizado há cerca de 2 meses

Lurdiano Freitas, estudante de medicina de 29 anos de Ipatinga, Minas Gerais, tem conquistado atenção nas redes sociais com sua iniciativa "Ligações de Afeto". Seus vídeos no TikTok, onde interage carinhosamente com pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Caravelas, já acumulam quase meio milhão de visualizações.

Uma abordagem humanizada

Com uma simples ligação telefônica, Lurdiano não apenas verifica a condição dos pacientes, mas também os transporta para exames quando necessário. A busca ativa se tornou uma estratégia vital de aproximação com os pacientes. "Eu queria saber se a minha prescrição tinha sido eficaz, porque é muito importante que a gente tenha esse resultado. Mas percebi que os pacientes não estavam conseguindo voltar para as consultas, e aí comecei a ligar como iniciativa", explicou Lurdiano.

O projeto "Ligações de Afeto"

Desenvolvido junto à colega de estágio Luana Clara e sob a supervisão da professora Aiala Xavier, o projeto consiste em ligar para o paciente uma semana após a consulta inicial. Esta metodologia foi publicada em artigo científico em abril e faz parte de um projeto de extensão na Faculdade de Medicina Afya.

Metodologia inovadora

A abordagem segue quatro etapas: interação pessoal, ambulatorial, preventiva e informativa. Entre as regras, destaca-se a "regra do um minuto", que exige que o médico preste atenção total ao paciente sem fazer anotações no primeiro minuto de contato. “O objetivo é que o paciente se sinta acolhido e participe ativamente da consulta e do tratamento”, comenta Lurdiano.

Adaptação e criatividade no atendimento

Lurdiano adapta a comunicação conforme a necessidade dos pacientes. Criou, por exemplo, o "Receituário de Afeto", que utiliza adesivos coloridos para orientar um paciente analfabeto sobre suas prescrições. Outra inovação são os "Recados de Afeto", mensagens positivas espalhadas pela unidade de saúde para criar um ambiente acolhedor.

Reconhecimento e expansão

A diretora da policlínica municipal de Ipatinga, Érika Neiva, ressalta a importância do trabalho dos estudantes: “As ações refletem em melhores respostas clínicas, condições de saúde e satisfação dos usuários”. Devido ao sucesso de suas estratégias, Lurdiano foi convidado para realizar capacitações em outras unidades de saúde pelo Brasil, começando uma jornada de treinamento no Amazonas na próxima semana.

Uma história inspiradora

Criado na roça de Água Boa, no interior de Minas Gerais, Lurdiano sempre sonhou em ser médico, embora duvidasse de sua capacidade. Antes de ingressar na faculdade de medicina em 2021, formou-se em letras e administração, com três pós-graduações na área. Durante a pandemia de Covid-19, decidiu seguir seu sonho de infância.

Presença nas redes sociais

Nas redes sociais, Lurdiano compartilha sua rotina e suas iniciativas de humanização no atendimento médico. "Eu não sou criador de conteúdo, eu só mostro a minha vida, minha rotina, o que eu sou e flui. Eu só quero registrar a minha história e incentivar as pessoas a pensarem na medicina de forma mais humana", afirma o estudante.

Destaques