Renovação de passaporte é vetada nos EUA em casos específicos
Departamento de Estado dos EUA exige nova solicitação quando passaporte está danificado, vencido há muito tempo ou foi emitido na infância
Por Plox
21/07/2025 12h54 - Atualizado há 3 dias
O governo dos Estados Unidos reforçou, por meio de seu site oficial, uma série de situações nas quais o passaporte não poderá ser renovado, mesmo por cidadãos americanos, obrigando-os a iniciar um novo processo de emissão do documento.

De acordo com o Departamento de Estado, não será possível realizar a renovação se o passaporte estiver danificado, perdido ou tiver sido roubado. Nestes casos, será necessário fazer uma nova solicitação do documento, como se fosse a primeira vez.
Além dessas situações, outras circunstâncias também impedem o processo de renovação direta. São elas: quando o passaporte foi emitido há mais de 15 anos; quando foi emitido para uma pessoa com menos de 16 anos; ou quando o nome legal do titular mudou, mas não há documentação oficial que comprove a alteração.
Para esses casos, o cidadão deverá preencher o Formulário DS-11, utilizado para solicitações iniciais de passaporte. O valor da solicitação é de US$ 160, além de uma taxa de aceitação no valor de US$ 35.
As medidas têm como objetivo reforçar o controle sobre a emissão de passaportes, documento essencial para viagens internacionais e até para voos domésticos nos EUA, já que pode ser usado como identificação alternativa.
Enquanto isso, no campo político, uma pesquisa divulgada neste domingo (20) pelas emissoras CNN e CBS revela queda no apoio popular às políticas migratórias do presidente Donald Trump. Segundo o levantamento, 57% dos americanos se mostraram contrários à criação de centros de detenção em massa no país.
Trump, que retornou à presidência há seis meses, havia feito campanha prometendo uma ofensiva rigorosa contra imigrantes em situação irregular, chamando-os inclusive de “selvagens” e “animais”. No entanto, a adesão a essas propostas vem diminuindo entre a população americana, conforme apontam os novos dados.