Ministério da Saúde orienta automanobra de Heimlich em casos de engasgo grave

Recomendação é acionar o Samu pelo 192 enquanto a pessoa faz compressões no abdômen ou usa uma superfície rígida para tentar desobstruir as vias aéreas.

21/07/2026 às 08:15 por Redação Plox

Em caso de engasgo grave sem a presença de outra pessoa, o Ministério da Saúde orienta a realização da automanobra de Heimlich como tentativa de desobstruir as vias respiratórias. A medida deve ser adotada enquanto o socorro de emergência é acionado.



Engasgou estando sozinho? Ministério da Saúde orienta como fazer automanobra de Heimlich.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais



A situação é considerada grave quando a vítima não consegue respirar, falar ou tossir com eficiência. Respiração com ruído, pele arroxeada e o hábito de levar as mãos ao pescoço também podem indicar bloqueio da passagem de ar. Se ainda houver tosse forte, a recomendação é incentivar a pessoa a continuar tossindo, sem aplicar compressões.

Medidas para tentar desobstruir a respiração

Sozinha, a pessoa pode cerrar uma das mãos e colocá-la na região entre o umbigo e o começo do tórax. Com a outra mão, deve segurar o punho fechado e fazer movimentos firmes de compressão direcionados para dentro e para cima


Situação é considerada grave quando a vítima não consegue respirar, falar ou tossir com eficiência.

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Também é possível usar um apoio rígido, como o encosto de uma cadeira ou outro móvel semelhante. Nesse caso, a orientação é posicionar a parte superior do abdômen contra a superfície e impulsionar o corpo sobre ela, de modo a gerar pressão capaz de expulsar o alimento ou objeto que provocou a obstrução.

Acione o atendimento de urgência

Sempre que houver alguém por perto, é importante pedir ajuda e ligar imediatamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no número 192. O médico regulador do Samu pode repassar instruções de primeiros socorros até a chegada da equipe.

Não se deve colocar os dedos na boca para tentar retirar algo que não esteja visível. Essa tentativa pode fazer com que o objeto avance ainda mais pela via respiratória.

Se a pessoa perder a consciência, quem estiver no local deve reforçar o acionamento do Samu e, caso tenha conhecimento do procedimento, iniciar compressões torácicas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a