Bolsonaro culpa ONG's por queimadas na Amazônia

Presidente acredita que tragédia é fruto de ação criminosa

Por Plox

21/08/2019 12h19 - Atualizado há mais de 4 anos

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quarta-feira (21) que o aumento de queimadas registrado nos últimos dias na Amazônia pode ser resultado de ação criminosa. Segundo o presidente, as ações podem fazer parte de uma reação de protesto contra a suspensão de repasses do governo para organizações não governamentais (ONGs).

“O crime existe e temos que fazer com que esse crime não aumente. Mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, dos quais 40% iam para ONGs, não tem mais, acabamos com repasses de órgão públicos para ONGs, de modo que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro. Então, pode estar havendo ação criminosa desse 'ongueiros' para chamar atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que estamos enfrentando”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada, na manhã de hoje. “Não estou afirmando, mas no meu entender, há interesse dessas ONGs que representam interesse de fora do Brasil”, afirmou.

Antônio Cruz/ Agência Brasil

Por conta das altas taxas de desmatamento recentes, países como a Alemanha e Noruega também suspenderam seus repasses de verba para o Fundo Amazônia, projeto que busca a cooperação internacional para preservação da floresta. Segundo Bolsonaro, as doações ao Fundo Amazônia, assim como o incentivo à demarcação de terras indígenas e ao aumento de áreas de reserva ambiental, são maneiras de “comprar à prestação a nossa soberania”.

“As demarcações não são para proteger o índio, mas para deixar intacta a maior parte possível dessa área para que, no futuro, outros países venham nos explorar aqui. Você acha que é coração muito grande desses países em ajudar? Ele não querem ajudar, todo mundo sabe que não tem amizade entre países, tem interesses. O que nós temos na região amazônica o mundo não tem. O mundo cresce 70 milhões de habitantes por ano, esse pessoal precisa de algo para se alimentar, para evoluir e vem de onde a matéria-prima? Dessa área”, disse o presidente.
 

Destaques