Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Pastoral da Saúde do Vale do Aço acolhe os pacientes do HMC há mais de três décadas

Cerca de 200 pessoas atuam em visitas aos pacientes internados em diversos setores do hospital

21/08/2019 às 18:10 por Redação Plox

Conscientes da importância de oferecer um cuidado humanizado e de fomentar o acolhimento e o apoio no momento da internação, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e o Hospital Márcio Cunha (HMC) mantém uma longa, e importante, parceria com o grupo de voluntários da Pastoral da Saúde do Vale do Aço.

Atuando há 35 anos nas dependências do hospital, o grupo, que conta com cerca de 200 voluntários, dedica parte do seu tempo a visitar e prestar auxílio aos pacientes internados no HMC.

O grupo atua em diversas áreas dentro da Instituição. Na maternidade, por exemplo, os voluntários acompanham às futuras mamães e ensinam tricô, crochê e bordado. Já durante o parto, as doulas da Pastoral da Saúde dão suporte físico e emocional às mulheres antes, durante e após o parto.

hmcCerca de 200 voluntários dedicam parte do seu tempo a visitar e prestar auxílio aos pacientes internados no HMC. Foto: divulgação/FSFX/Elvira Nascimento

Na pediatria, o grupo realiza atividades de leitura e pintura com as crianças internadas. A equipe também realiza trabalhos no Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), na Unidade de Oncologia Adulto e Pediátrica e na Unidade de Cuidados Paliativos.

Antes de participar do grupo, todos os voluntários passam por um treinamento ministrado por profissionais do Hospital Márcio Cunha, como a equipe do Serviço Social e do Controle de Infecção Hospitalar.

“Os membros da pastoral são pessoas, na grande maioria com muita experiência de vida, que doam parte do seu tempo para auxiliar o próximo. A equipe do Serviço Social é responsável por acompanhar essas atividades dentro do hospital. Buscamos trabalhar o perfil desses voluntários e reforçar suas atribuições e responsabilidades, além disso, é por meio de reuniões, seminários e conversas com os membros que conseguimos perceber como essa atividade é benéfica não só para os pacientes, mas também para aqueles que buscam trazer alegria e conforto aos outros”, revela Maria Inês Romano Teixeira, supervisora da Assistência Multidisciplinar do HMC.

Cosme Carvalho Silva é um dos voluntários da pastoral que atua no HMC. Há quatro anos, ele integra o grupo “Expresso Graça” e conta como é gratificante perceber o poder que as visitas têm na vida dos pacientes.

“Essas interações feitas pela pastoral servem como um momento de troca entre todos os envolvidos, tanto os voluntários quanto os pacientes. Eu procuro estar regulamente no HMC visitando não só os membros da minha comunidade, mas também aqueles que precisam de um apoio. Atuo com o Expresso Graça em Ipatinga e além dos trabalhos que realizamos, buscamos capacitar outras pessoas para o trabalho voluntário. Recebemos muitos depoimentos dos próprios pacientes após as nossas interações e conseguimos notar como essas visitas e conversas fazem uma grande diferença no momento em que essas pessoas estão vivendo”, conta o voluntário.


Os voluntários da Pastoral da Saúde proporcionam ainda aos pacientes e acompanhantes do HMC momentos de religiosidade, apoio e reflexão, respeitando a crença de cada um. O trabalho realizado pelo grupo contribui para incentivar a recuperação dos pacientes e incentivá-los a retomarem as suas atividades.

O trabalho do grupo de voluntários vai de encontro a um dos objetivos da Fundação, que é proporcionar um atendimento humanizado e fazer com que os pacientes sintam-se bem, mesmo estando em um ambiente hospitalar. “É clara a importância dessa parceria entre Fundação e o HMC com a Pastoral da Saúde do Vale do Aço.

Apesar do paciente ter todo o suporte da equipe de assistência, precisamos lembrar que durante o período de internação ele está vivenciando um momento frágil e alguns encontram-se distantes de familiares e amigos. E, às vezes, tudo o que ele precisa é ser ouvido, o que ajuda no alívio das tensões, a se acalmar e a aceitar o tratamento e o tempo em que ficará no hospital. O voluntário é um parceiro importante da assistência”, conclui a superintendente do Hospital Márcio Cunha, Thatiane Olivier Ticom.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga reestrutura Policlínica e renova o Centro de Especialidades Odontológicas

Unidades foram inteiramente reformadas e equipadas. Investimentos incluem modernização da farmácia e aquisição de mamógrafo digital, entre outros aparelhos.

SAúDE

Casos de coqueluche aumentam em Ipatinga e Saúde intensifica vacinação

Trabalhadores da saúde e da educação têm até o dia 31 de março para procurar a UBS mais próxima

Idosa sendo vacinada
SAúDE

Timóteo vacina com a segunda dose idosos com 78 anos ou mais e trabalhadores da saúde

A vacinação ocorrerá na próxima quarta e quinta-feira

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
SAúDE

Brasil enfrenta surto de dengue com mais de meio milhão de casos em 2024; MG lidera

Governo e forças armadas unem esforços para combater a epidemia, que já resultou em 75 mortes confirmadas e outras 340 sob investigação

para você
Lula anuncia investimento bilionário em educação indígena e quilombola
EDUCAçãO

Lula anuncia investimento bilionário em educação indígena e quilombola

Presidente chega ao Vale do Jequitinhonha para lançar pacote de ações com foco em igualdade e inclusão educacional

FAMOSOS

Jojo Todynho revela oferta de R$ 1,5 milhão para apoiar Lula nas eleições

Influenciadora afirma ter recusado proposta milionária para fazer campanha política; outros artistas teriam aceitado.

crédito: Antonio Augusto/SCO/STF
POLíTICA

Órgão do TSE sob comando de Moraes age contra desinformação e enfrenta críticas

Relatório dos EUA destaca ações do ministro no combate a conteúdos falsos nas redes

botafogo
ESPORTES

Botafogo garante retorno à Série A do Brasileiro

Vitória do Brusque sobre o CRB também assegura acesso do Coritiba