Prefeitura de Ipatinga organiza 2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios

Evento será no dia (1) de setembro no Parque Ipanema

Por Plox

21/08/2019 16h21 - Atualizado há mais de 4 anos

Ipatinga se prepara para receber no dia (1) de setembro o 2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios. O evento ocorre no Cata-Vento do Parque Ipanema, a partir de 13h e é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) do município. 

Com o tema “Brincando Consciente”, o objetivo do festival é valorizar as tradições culturais do povo brasileiro e proporcionar um evento com prevenção e segurança, para que a sociedade civil tenha consciência dos riscos relacionados a pipas e papagaios, a exemplo de acidentes causados pela proximidade dos brinquedos com redes de condução de energia elétrica.

Reprodução

Além da integração familiar, objetiva-se despertar o resgate da infância do participante e orientar as crianças de como praticar a atividade com responsabilidade; também estabelecer e dinamizar ações de consciência junto aos órgãos de serviços essenciais à população sobre os riscos e uso de materiais proibidos, como linha chilena e cerol.

Reprodução

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de agosto, no site da Prefeitura (link Festival de Pipas) ou diretamente na Semcel, no 3º andar do prédio da PMI, estendendo-se até uma hora antes do início do evento, no dia 01/09. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-8059 e 3829-8060.

Diversos órgãos de serviços essenciais à população, como as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, o SAMU, assim como grupos e associações de motociclistas são parceiros e jurados que escolherão as melhores pipas nas categorias estabelecidas: Menor, Maior e Pipa Destaque do Festival.

Podem participar do 2º Festival Municipal de Pipas e Papagaios todas as pessoas de cinco a menores de 14 anos, mediante autorização dos pais, desde que devidamente inscritas. Como exemplo de solidariedade, no dia do evento cada participante doará um quilo de alimento não perecível. O material arrecadado será distribuído às instituições do município através do Banco de Alimentos.

Premiação

Sem custos ao município, serão oferecidos prêmios aos primeiros colocados de cada modalidade. A premiação ocorrerá no final do evento, sendo:
Categoria Menor Pipa - Medalha e Bicicleta Aro 20 Aço Wendy Bike 18V; 
Categoria Maior Pipa - Medalha e Bicicleta Aro 24 Aço Wendy Bike 18V; 
Categoria Pipa Destaque - Medalha e Bicicleta Aro 26 Aço Wendy Bike 18V. 

As pipas e os papagaios deverão ser confeccionados usando somente os materiais descritos: cola; folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural, sendo TERMINANTEMENTE PROIBIDO o uso de fio de nylon, fita de vídeo ou gravador, linha de anzol, fio de metal, papel laminado, material cortante, linha chilena e cerol.
 

Destaques