Em pouco mais de uma hora, a equipe do Exército Brasileiro, constituída por militares do Batalhão de Defesa Química, Radiológica e Nuclear e da Escola de Instrução Especializada (EsIE), com sede no Rio de Janeiro, realizou a desinfecção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Bairro Canaã, na manhã desta sexta-feira (20). A operação, cumprida por dezenas de homens paramentados, atendeu as áreas interna e externa do equipamento público de Ipatinga, como medida de contenção contra a propagação do Coronavírus.
O Batalhão, que tem experiência em grandes acontecimentos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, vem realizando operações de desinfecção em todo o Estado. O produto utilizado é o BX24, um microbicida à base de cloro e detergentes, de alto espectro, oriundo da Itália, que serve para eliminar vírus, bactérias e outros microorganismos.
Foto: Divulgação/PMI
De acordo com o tenente-coronel Domingues, comandante da operação, dos 79 militares presentes no município, 45 participaram diretamente da ação na UPA. Três caminhões levaram à unidade os equipamentos de pulverização e produto químico usado, além dos militares envolvidos.
Após realizar a sanitização do espaço, o Exército realizou uma capacitação para os servidores públicos acerca de outras operações do gênero que possam ser realizadas autonomamente pelo próprio município.
{"preview_thumbnail":"/sites/default/files/styles/video_embed_wysiwyg_preview/public/video_thumbnails/2TXVqbpWSBs.jpg?itok=eJSkF2Q2","video_url":"https://www.youtube.com/watch?v=2TXVqbpWSBs","settings":{"responsive":1,"width":"854","height":"480","autoplay":0},"settings_summary":["Embedded Video (Responsivo)."]}
Indicadores positivos
Apesar de Ipatinga ter sido escolhida por ser, na visão do Exército Brasileiro, uma das cidades do país com maior prevalência de casos da doença, a ação de desinfecção acontece num momento em que os números locais estão bastante controlados. O município encontra-se há mais de três semanas com a sua taxa de transmissibilidade da doença abaixo de 1%, o que inclusive determinou a publicação de um novo decreto com maior flexibilização das atividades comerciais.
Foto: Divulgação/PMI